Continua após o anúncio
A Amazon anunciou quarta-feira, dia 26 de julho de 2023, que em breve os clientes vão poder solicitar o cartão de crédito deles aqui no Brasil. Ainda sem data de lançamento definida e sem muitos detalhes sobre o produto, essa é uma notícia que pode ser animadora para os entusiastas da Amazon, pois promete vários benefícios para os clientes.
Sabendo disso, vamos entender o que esse cartão já promete oferecer, e também vamos traçar um comparativo com os cartões de crédito Amazon já existentes lá fora, para podermos ter uma noção do que está por vir!
Índice de conteúdo
Cartão de Crédito Amazon Brasil: quais os benefícios
O cartão de crédito da Amazon parece se mostrar como uma boa opção para quem está em busca de facilidades e vantagens na hora de fazer compras.
Em primeiro lugar, este cartão não tem anuidade, então você não precisa pagar nada por ano para usar. É um ponto bem positivo e que atrai. Mas também, é algo esperado, visto que hoje a maioria dos cartões de crédito vindos de bancos digitais também não cobram anuidade. Assim, é previsível que a Amazon não iria ficar para trás dentro dessa concorrência.
Agora, um dos principais benefícios é que, ao comprar na Amazon.com.br, você tem um cashback de 3% do valor em pontos. Ou seja, sempre que comprar algo, uma parte do dinheiro volta para você em forma de pontos, e esses pontos podem ser usados para compras futuras. Assim, é uma maneira inteligente de economizar.
Outra vantagem que parece muito boa é o parcelamento estendido. Você pode dividir suas compras em até 15 vezes sem juros. Assim, torna ainda mais fácil comprar aquele item mais caro que você tanto quer.
Além disso, o cartão da Amazon não dá benefícios apenas nas compras feitas na loja online. Se você usar o cartão em restaurantes, farmácias, para entretenimento, viagens e compras internacionais, ganha 2% do valor em pontos. E, ao usar o cartão em outros estabelecimentos, como postos de gasolina, você também ganha de volta 1% do valor em pontos.
Por fim, vale comentar também que os clientes Amazon Prime terão um cartão diferenciado, que contará com esse cashback em 5% do valor em pontos.
Até o momento, essas são as informações dadas pela Amazon a respeito dos benefícios do cartão.
Amazon x Bradesco
O cartão de crédito da Amazon será bandeira Mastercard, e o emissor será o banco Bradesco. É uma parceria que faz sentido, tendo em vista que o Bradesco junto com a Visa entrega uma promoção de até 3 meses grátis de assinatura de Amazon Prime aos clientes usuários do Cartão Bradesco Prime Visa.
Ainda, no site do Bradesco é informado que isso é “Válido até 04/08/2023 para pagamentos com o Cartão Bradesco Prime Visa no site promocional.”. Nesse sentido, é possível pensar que a validade da promoção pode ter alguma relação com o cartão próprio da Amazon, de outra bandeira.
Lançamento
Como dito antes, ainda não há uma data específica de lançamento. Ao entrar no site, nos deparemos com a informação de que “Em breve você poderá solicitar esse produto“. Mas, ao que parece, alguns clientes Prime já estão sendo selecionados para pedir esse cartão, e assim, aos poucos todos poderão ter acesso.
Cartão de Crédito Amazon já existia
Apesar de ser uma novidade aqui no Brasil, o cartão de crédito Amazon já existe há décadas nos Estados Unidos. O primeiro cartão de crédito da marca surgiu já em 2002, em parceria com a Chase, divisão de cartões de crédito do JPMorgan Chase (JPM). Em 2017, ambos co-lançaram um cartão de crédito para membros do Amazon Prime, com características muito similares às que vão lançar aqui no Brasil.
Hoje, o cartão Amazon Visa segue como o vigente lá. Há também o cartão de presente e o Secured Card, mas os dois últimos não são cartões de crédito de fato. Vamos, então, entender o cartão Amazon Visa, ver as semelhanças pelo que já nos foi informado e também pensar em outras possíveis.
Amazon Visa
O cartão de crédito Amazon Visa apresenta uma série de vantagens para os usuários, ainda mais para os membros Prime. Aqui estão alguns dos principais recursos e benefícios deste cartão:
Cashback: O cartão oferece cashback ilimitado em várias categorias de compras. Os usuários recebem 3% de volta em todas as compras feitas na Amazon.com, Amazon Fresh, Whole Foods Market e em compras de viagens feitas com a Chase. Além disso, eles ganham 2% de volta em postos de gasolina, restaurantes, trânsito local e deslocamento, incluindo serviços de compartilhamento de caronas. Para todas as outras compras, os usuários recebem 1% de volta. Além disso, os membros Prime elegíveis ganham 5% de volta na Amazon e no Whole Foods Market, além de 10% ou mais em uma seleção rotativa de itens e categorias na Amazon.com.
Sem taxas: O cartão não possui taxa anual e não cobra taxas de transação estrangeira.
Resgate de recompensas: Os usuários podem resgatar suas recompensas todos os dias na Amazon.com já no dia seguinte ou no Chase.com para cashback, cartões-presente ou viagens.
Benefícios adicionais: O cartão também oferece uma série de benefícios adicionais, como a isenção de danos por colisão em aluguel de carros, seguro para atraso de bagagem, proteção estendida de garantia, reembolso de bagagem perdida, despacho de emergência na estrada, seguro de acidentes de viagem, assistência de viagem e emergência e proteção de compra.
Opinião dos consumidores
Meu cartão favorito com alguns incômodos.
Eu amo meu cartão de crédito Amazon Prime. Primeiro, eu absolutamente amo a aparência, o toque e o peso do cartão. É o meu cartão favorito de usar. Eu amo as vantagens do cartão. Os benefícios de usar o cartão para compras na Amazon e no Whole Foods garantem que eu continue a usá-lo. É fácil pagar a conta e eu aprecio o recurso Plan It, que me permite dividir compras maiores em alguns pagamentos. Há algumas coisas que tornam difícil amar totalmente o cartão. Eu autorizei usuários em minha conta e, embora eles tenham seu próprio cartão, eles tem o mesmo número. É extremamente irritante se uma pessoa perde o cartão pois aí preciso bloquear a conta inteira.
Se uma pessoa precisa de um novo cartão, todos nós recebemos novos cartões. É tão irritante e inconveniente. O app é apenas ok, não consigo encontrar facilmente certos recursos, como cartão de bloqueio. O cartão é emitido através do banco Chase. Recebo anúncios regulares por e-mail, oferecendo vantagens para também abrir uma conta corrente. Nunca tive uma conta bancária no Chase, mas conheço e confio em várias pessoas que têm. Nenhum deles recomenda que eu abra contas bancárias pessoais. Então eu fico com o cartão principal. Eu recomendo.
April DC, 18 de Julho de 2023 – Avaliação nota 4 de 5 estrelas. Traduzido por GDI.
Comparativo com o cartão de crédito Amazon Brasil
De cara já vemos que a bandeira não será a mesma: enquanto no Brasil será Mastercard, o de lá, é Visa. Entretanto, o programa de cashback conta com o mesmo valor que será aqui: 3% de volta para compras no site da Amazon, 5% para membros prime. Aqui, 2% será para restaurantes, farmácias, entretenimento, viagens e compras internacionais; lá, 2% também se aplica a restaurantes, mas o resto é relacionado a mobilidade. E, ambos contam com 1% de cashback para compras em geral. A outra semelhança é o fato de que nos EUA, o cartão também tem anuidade gratuita.
O que diferencia o cashback de lá e daqui é justamente diante de serviços que não tem aqui, como Amazon Fresh, Whole Foods Market e Chase Travel – benefício do emissor.
Isso é o que podemos comparar com as informações que já temos sobre o cartão de crédito da Amazon no Brasil. Mas, diante disso, o que podemos esperar?
Com o Amazon Visa dos Estados Unidos, os pontos são postados e podem ser resgatados no Amazon.com
ou Chase já no dia seguinte, sendo trocados por produtos da Amazon ou cartões presente, cashback e viagens oferecidas pela Chase. Aqui, creio que podemos contar com uma rapidez parecida nesse resgate de pontos, e talvez, com benefícios oferecidos pelo Bradesco.
Os expostos “benefícios adicionais” tem relação aos serviços oferecidos pelo emissor Chase. Aqui, é provável que existam benefícios parecidos, como seguro e proteções de viagem, mas que vão de acordo com o padrão do Bradesco ou até mesmo da bandeira Mastercard.
Gerando dúvidas…
Ao que parece, o lançamento do cartão da Amazon tem deixado o mercado em dúvidas. Isso porque os benefícios e condições do cartão são muito atrativos, que podem ser apenas promocionais, com a função apenas de chamar atenção do produto.
A nível de comparação, o Brazil Journal relembrou o caso do cartão Magalu, que oferecia um valor de cashback na época do lançamento e depois, acabou reduzindo os valores dos benefícios.
Ainda, o Brazil Journal apontou a opinião de um executivo do varejo, o qual afirmou que o produto é difícil de gerar renda, uma vez que não tem cobrança de anuidade, e a tendência de inadimplência é ainda maior.
Ninguém conseguiu fazer funcionar essa estratégia de mar aberto – com rentabilidade – que não seja o Nubank
A opinião do Guia do Investidor é que, o cartão permanecerá com esses valores dos benefícios, visto que são os mesmos valores do cartão Amazon Visa já existente nos Estados Unidos. Agora, a rentabilidade é um ponto a se pensar, pois de fato a Amazon não tem a mesma popularidade e força norte-americana.
Popularidade a se pensar
Como dito, a Amazon não tem a mesma popularidade e força aqui comparado aos Estados Unidos. Nosso grande nome de e-commerce é o Mercado Livre – que também já se aventura nos meios de pagamento com o Mercado Pago, incluindo o cartão.
Segundo o SimilarWeb, ferramenta que serve para medir os dados de tráfego de um site, a Amazon fica como o segundo e-commerce mais visitado do Brasil. Veja a lista abaixo dos cinco mais acessados. Os dados são de Junho de 2023.
- Mercado Livre
- Amazon
- Magazine Luiza
- Shopee
- AliExpress
Além disso, segundo dados da UBS de outubro de 2022, o Mercado Pago fica em 3º lugar entre os bancos digitais com mais clientes. Veja os números
- 1º – Nubank: 64,8 milhões de clientes;
- 2º – Original: 42,2 milhões de clientes;
- 3º – Mercado Pago: 39,4 milhões de clientes;
- 4º – PagBank: 25,9 milhões de clientes;
- 5º – C6 Bank: 21,3 milhões de clientes.
Assim, diante do fato do maior e-commerce do Brasil também ser tão popular como banco digital, é possível que o cartão Amazon de fato tenha dificuldades em se consolidar diante da concorrência. Ainda, cabe apontar que o cartão Mercado Pago não tem cashback, mas tem programa de pontos. Assim, nas compras feitas, o cliente ganha o dobro de pontos. E, como padrão, não possui anuidade.
É possível que o cashback do cartão Amazon seja, então, atrativo sobre o do Mercado Pago. Enfim, agora basta esperar o lançamento para vermos o desempenho do cartão.
Conclusão
O cartão de crédito Amazon no Brasil chega até um tanto atrasado, tendo em vista que já existe há anos lá fora. Mas, de todo modo, parece promissor. Cabe ver se cairá no gosto das pessoas, uma vez que se trata do segundo maior site de comércio eletrônico do Brasil.
Ainda aguardamos mais informações sobre a data de lançamento. Assim que tivermos novas, traremos aqui para o Guia do Investidor.
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.