Guia do Investidor
banco mercantil e confiavel
Avaliação de Bancos e Fintechs

Banco Mercantil é confiável para investir? Veja rating e mais

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Diante do grande número de bancos por aí, as pessoas tem buscado uma instituição para guardar dinheiro que ofereça uma ampla gama de serviços de maneira mais simples. E, sabendo desse grande leque, hoje vamos falar sobre o Banco Mercantil, informando se ele é confiável, qual seu rating, entre outros dados relevantes

banco mercantil rating
Banco Mercantil, veja rating e se é confiável

História do Banco Mercantil

A história do Banco Mercantil começa no dia 3 de maio de 1948 na cidade de Curvelo, no interior de Minas Gerais. A princípio, conhecido como Banco Mercantil de Minas Gerais, ele nasceu do desejo de seus fundadores de ajudar a economia local crescer. Em 1953, a família Araújo adquire a empresa, iniciando um processo de expansão.

No de 1968, o edifício-sede em Belo Horizonte foi inaugurado, sendo a base da administração até 2023. Sendo assim, ao longo dos anos, o Banco Mercantil foi diversificando seus serviços. Então, em 1971, o Banco Mercantil de Investimentos (BMI) surgiu, e em 1972, o banco foi para fora de Minas Gerais pela primeira vez ao ancorar o Banco Industrial de Campina Grande e em 1974, uma mudança oficial no nome aconteceu, passando a ser conhecido como Banco Mercantil do Brasil.

Aos poucos, eles foram se tornando referência no estado de Minas Gerais. Depois, passou a mudar sua identidade visual, a medida que ia ficando mais moderno. Assim, a partir de 2010, o banco ganhou destaque no segmento de empréstimos e pagamentos de benefícios do INSS, vencendo o leilão INSS em Minas Gerais e, depois, no interior de São Paulo. Esse foco ajudou o banco a se tornar referência no atendimento a este público.

Agência Matriz Mercantil do Brasil Belo Horizonte MG Credito Bruno Gonzaga 4 min scaled 1
Foto: Bruno Gonzaga

E, enfim, na década atual, o Banco Mercantil foi agraciado com a medalha de ouro no Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente. Além disso, atingiu o patamar de Excelência na pesquisa NPS (Net Promoter Score), um indicador de fidelidade e satisfação dos clientes. Além disso, migrou para o Nível 1 da B3, consolidando sua governança corporativa. Já no ano de 2023, mudou sua identidade visual e seu nome para só Banco Mercantil, além de mudar sua sede para a região da Savassi, em MG.

Banco Mercantil é Confiável? – Veja Números

Segundo dados do próprio, o Banco Mercantil está:

  • Presente em 7 estados e no Distrito Federal
  • Atendimento em 200 cidades
  • 260 pontos de atendimento pelo Brasil
  • 3 mil colaboradores
  • 6,5 milhões de clientes

Compromisso com o Público 50+

Hoje, o Banco Mercantil é dedicado a ser um ecossistema financeiro para o público acima de 50 anos. Assim, tentam trazer um atendimento próximo a essa idade. Em questão de tecnologia, o banco também tem sua presença no app Mercantil e no WhatsApp, buscando deixar ainda mais fácil a vida de seus clientes.

banco mercantil e confiavel
Banco Mercantil, veja rating e se é confiável

Sustentabilidade

O Banco Mercantil mostra ser sustentável como um dos pilares mais importantes de sua atuação. Assim, seguem um conjunto de ações e políticas que abordam desde a preservação do meio ambiente até o bem-estar social. Vamos, então, entender como isso é posto em prática.

Em primeiro lugar, o banco diz colocar as pessoas em primeiro lugar, seguidas de perto pelos princípios de diversidade e inclusão, bem como o investimento em educação. Assim, não carregam isso apenas como valores corporativos, mas como princípios éticos que orientam todas as atividades do banco.

Além disso, o Banco Mercantil aderiu ao Pacto Global e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Essa adesão significa um compromisso concreto em áreas cruciais como direitos humanos, trabalho digno, preservação ambiental e combate à corrupção.

Já na prática, o banco mostra se esforçar para adotar melhores práticas sustentáveis, ainda mais nos últimos dois anos. Isso inclui a gestão adequada de resíduos, o estudo para o uso eficiente de energia e recursos naturais e uma abordagem mais inclusiva na concessão e gestão de crédito. O banco também avalia com rigor seus fornecedores e prestadores de serviço com base em critérios de sustentabilidade.

Por exemplo, a transição para fontes de energia renováveis já resultou na redução da emissão de mais de 2.156 toneladas de CO2 em 4 anos. Isso equivale ao replantio de mais de 13 mil árvores. Além de benefícios ambientais, o Banco informa que essa mudança gerou economia significativa, poupando R$2,5 milhões em 2018.

banco mercantil e confiavel..
Banco Mercantil, veja rating e se é confiável

Investimento Social e Comunitário

O Banco Mercantil também diz ter olhar voltado para o desenvolvimento social. Através do Edital de Projetos do Banco, cerca de R$ 1,4 milhão foram destinados em 2021 para iniciativas sociais, focado nas áreas de educação, diversidade, inclusão e bem-estar da terceira idade.

Leia mais  E a confiança nos bancos digitais? Continua crescendo, obrigado!

Projetos que promovem inclusão digital e financeira, equidade de gênero, capacitação, empreendedorismo e melhor qualidade de vida para a população acima de 50 anos estão entre as iniciativas apoiadas.

Veja o nome de alguns projetos que o Banco Mercantil apoia:

  • Projeto Sabiá
  • Projeto Cine Vida
  • Orquestra Jovem Sinfonia de Betânia
  • Projeto Hábil-Idade
  • Instituto Ânima
  • Minas Tênis Clube
  • Sindicato dos Produtores de Artes Cênicas – Festival de Teatro

Na página do banco também há uma sessão para solicitação de patrocínio para seu projeto, e assim, é possível apresentar uma instituição e o que está sendo desenvolvido, fazendo uma descrição deste, a área de atuação, o período e local de realização, o público-alvo, os resultados esperados e as justificativas para concessão do recurso – além das informações financeiras solicitadas.

banco mercantil e confiavel.
Banco Mercantil, veja rating e se é confiável

O que o Banco Mercantil Oferece

Em primeiro lugar, cabe informar que o Banco Mercantil entrega serviços tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas. Além disso, atende também os beneficiários do INSS. Vamos, então, ver que tipo de serviço é oferecido por essa instituição.

Para Pessoa Física

Empréstimos: O Banco oferece vários tipos, vamos entender cada um.

  • Crédito Pessoal Pagamento Único: Ideal para necessidades de curto prazo, esse é quitado em uma única parcela.
  • Antecipação da Restituição do Imposto de Renda: Permite antecipar parte do dinheiro que receberia na restituição.
  • Crédito Pessoal com Garantia de Veículos: Se o cliente tem um carro, pode usá-lo como garantia para obter condições de crédito melhores.

Além disso, há opções como antecipação do 13° salário, empréstimo consignado e saque aniversário FGTS, que se ajustam a momentos específicos da vida.

Cartões: Com os cartões Mercantil, o cliente tem desde opções mais básicas, como o Visa Básico e o Elo Básico, até versões mais completas como o Visa Platinum. Além disso, os cartões vêm com tecnologia contactless, o que permite pagar apenas aproximando o cartão da máquina.

Conta Corrente: Ter uma conta corrente no Banco Mercantil quer dizer ter acesso a transações bancárias transparentes, seguras e práticas. Ainda mais, o cliente pode escolher o pacote de serviços que melhor se adequa ao seu perfil, desde opções de empréstimos até seguros exclusivos.

Investimentos: O Banco Mercantil conta com opções.

  • CDB Prazo Fixo: Ideal para quem pode deixar o dinheiro aplicado por mais tempo.
  • Fundos de Investimentos: Conta com equipe para orientar.
  • LCI e LCA: Opções de investimento de renda fixa com baixo risco.

Ainda mais, o Banco tem produtos como DPGE, Poupança e diversas outras opções de CDB para diferentes perfis.

Seguros: O Banco conta com seguros de automóvel, residência, vida, etc.

Previdência Privada: O banco oferece dois tipos de planos de previdência privada: PGBL e VGBL. Ambos são flexíveis e permitem a escolha entre diferentes Fundos de Investimento Especialmente Constituídos (FIE).

Cheque Especial: Enfim, o Banco tem opções de cheque especial para emergência, como Limite Especial e Cheque VIP.

Credito Bruno Gonzaga 2022 4 min scaled 1
Foto por: Bruno Gonzaga

Para Pessoa Jurídica – Banco Mercantil é confiável?

As PJ tem acesso a serviços muito próximos aos da PF, a diferença é que o foco é mais empresarial. Como por exemplo, o Cheque Especial e os Empréstimos servem como linha de crédito para empresa, e os cartões também são empresariais. Então, o que temos de diferente para as PJ são os recebíveis de cartões. Sendo assim, entenda o que é.

Recebíveis de Cartões: Em primeiro lugar, o serviço permite que a empresa do cliente aceite pagamentos feitos tanto com cartões de crédito quanto de débito. O ponto positivo é centralizar o que vai receber de pagamento, o que faz ter mais segurança.

Para Beneficiários do INSS

Também, assim como as PF, os serviços para os beneficiários do INSS são muito parecidos, contando com conta corrente, empréstimos, investimentos, etc. Porém, esses contam com certas exclusividades, visto que o banco tem um foco no público com mais de 50 anos. Vejamos, então, tais serviços.

Limite Especial: O Limite Especial é uma opção de crédito que fica disponível na conta-corrente e serve para situações emergenciais.

Empréstimos: Há opções tanto para quem já tem conta no Mercantil como para quem recebe em outro banco.

Cartões: O Banco Mercantil oferece diferentes tipos de cartões de crédito consignado, como o MB Visa Pleno e o MB Elo Pleno. Além disso, tem o Cartão Consignado Mais, cada um com suas próprias características. O cartão consignado é uma forma de crédito em que o pagamento da fatura é descontado direto do benefício, o que pode deixar mais fácil na hora de gerenciar as despesas.

Transferência de Benefício: Se o beneficiário já tem uma conta no Mercantil mas recebe o benefício do INSS em outro banco, a transferência pode ser feita de forma simples e rápida. O processo é feito em até 60 dias e permite que ele concentre as finanças em um único local.

Leia mais  Bolsonaro afirma que não quer privatizar BB

Como abrir uma conta no Banco Mercantil

Para abrir uma conta no Banco Mercantil, você precisa de quatro coisas. Em primeiro lugar, um documento com foto, como RG ou CNH. Depois, tenha seu CPF em mãos. Você também vai precisar de um comprovante de onde mora que foi emitido nos últimos 90 dias. Por fim, um papel que mostre quanto você ganha, também com até 90 dias. Com tudo isso, você pode ir ao banco e pedir para abrir uma conta. Se tiver dúvidas, tem um Contrato Unificado de Abertura de Conta e Adesão a Produtos e Serviços no banco que explica tudo para o cliente.

App Banco Mercantil

É possível acessar a conta pelo app do banco. Assim, nesse app, o cliente pode ter acesso a várias funções. Entre elas, usar o Pix para mandar e receber dinheiro, ou até mudar os limites dessa função, pedir empréstimo direto no app, checar empréstimos que já foram feitos

Além disso, se quiser sacar dinheiro, usar o cartão consignado ou mesmo depositar um cheque, o app ajuda. Ele também permite que o cliente saiba quando vai receber seu benefício e até trocar o banco que faz esse pagamento para você. Ainda mais, dá para ver quanto tem na conta, fazer pagamentos, transferir dinheiro e até controlar o cartão de crédito. E tem mais: o app avisa de coisas importantes, deixa falar com o banco pelo WhatsApp e ajuda a encontrar uma agência perto.

Avaliação do app

Um dos pontos que pode nos indicar se o app do Banco Mercantil é bom e confiável é a avaliação do app. Por isso, vejamos abaixo o que os usuários dizem sobre esse banco.

Na App Store: O app se encontra com uma nota 4,7 de 5 estrelas, no ranking de nº 96 da categoria Finanças.
Na Play Store: O app se encontra com uma nota 4 de 5 estrelas, contendo mais de 1 milhão de downloads.

Vejamos, agora, alguns comentários sobre.

Gosto muito desse aplicativo. Possui uma interface simples, objetiva e agradável. É possível navegar tranquilamente entre as várias opções de pagamento e outros serviços oferecidos. Depois dessa repaginada no logo e no layout geral, parece que o app ficou com um estilo mais moderno e mais rápido.

Gislaine Ramos – 6 de agosto de 2023 – nota 5 de 5.

Excesso de propaganda de produto

Aplicativo demorado para carregar e com uma atualização péssima onde tem que colocar a forma de pix em “débito em conta” sendo que pode colocar por engano “pix parcelado”, nada acessível. Sem esquecer do momento que você entra na conta e já é bombardeado com um pop-up enorme de empréstimo, que várias vezes já abriu e caiu na opção de “confirmar empréstimo”.

Thay – 2 de setembro de 2023 – nota 1 de 5

Banco Mercantil é Confiável – Rating

Primeiramente, saber o rating (classificação de crédito) de um banco é outro fator de grande importância além do CNPJ do Banco Mercantil. Isso pois ele serve como um indicador da capacidade da instituição em cumprir suas obrigações relacionadas à finanças. Então, quando um banco possui um rating alto, isso sugere que ele é mais confiável e tem menos chances de enfrentar problemas com dinheiro.

Desse modo, para investidores, o rating é algo valioso na hora de saber onde colocar seu dinheiro. Instituições com classificações mais altas são vistas como investimentos mais seguros. Por outro lado, bancos com ratings mais baixos podem oferecer retornos mais altos, mas também carregam riscos maiores. Além disso, os bancos que têm ratings mais elevados costumam ter acesso a empréstimos a taxas de juros mais favoráveis, o que pode, por sua vez, influenciar as taxas que eles oferecem a seus clientes.

Enfim, os ratings também são úteis para fazer comparações entre diferentes bancos e instituições financeiras e também é um fator importante sobre a segurança deste. Assim, saber o rating do Banco Mercantil é outro fator que indica se ele é confiável.

Assim, veja abaixo o Rating do Banco Mercantil, retirado do próprio site:

Agência​ de Risco Nota Perspectiva
​​Fitch A-(bra) Estável​
​​S&P brA Estável
Risbank BRCP 1 Estável​​
  • Fitch: Deu nota “A-(bra)” com perspectiva “Estável”. Isso quer dizer que a instituição tem um bom nível de confiança e não deve ter grandes mudanças em breve.
  • S&P: A nota é “brA”, também com perspectiva “Estável”. Novamente, indica que a instituição é confiável e estável no Brasil.
  • Risbank: A nota “BRCP 1” e perspectiva “Estável” geralmente apontam para uma posição forte e estável.

Em resumo, todas essas notas sugerem que o Banco Mercantil é confiável e estável, sem expectativa de mudanças negativas em breve.

Banco Mercantil é confiável? Veja avaliações

Além do rating, avaliação de usuários também são boas para nos ajudar a ter uma opinião sobre um banco, nesse caso, o Mercantil. Sendo assim, fomos atrás do Reclame Aqui deste.

mercantil
Banco Mercantil, veja rating e se é confiável

O indicador geral, o banco é visto como “Bom”, tendo nota 7.5 de 10 e 98.6% das reclamações respondidas.

Leia mais  Os 6 melhores cartões de crédito sem anuidade

Enfim, podemos dizer que aparentemente o Banco Industrial se mostra, sim, confiável, tendo em vista seu rating e sua avaliação no site Reclame Aqui. Isso porque diante da baixa quantia de reclamações, dá para ver que existe uma clientela robusta que tem seus serviços, de certo modo, atendidos.

Corretora de Valores

Além dos produtos bancários para as PF e PJ, o Banco Mercantil também conta com uma corretora de valores. Assim, vamos entender melhor como ela funciona.

Como abrir uma conta?

Primeiramente, abrir uma conta na Mercantil Corretora de Valores é simples. É possível fazer direto pelo app. Basta ir na aba de Investimentos, clique em “MB Corretora” e depois em “Cadastro de Adesão”. Siga os passos e pronto!

Para quem é?

Em geral, qualquer um que seja cliente do Banco Mercantil e queira tentar ganhar mais dinheiro se arriscando mais.

Quais produtos eles oferecem?

A corretora tem várias opções legais pra o cliente investir. Ela conta com diversas opções de ativos. Vejamos, então, quais são esses produtos.

Produtos

  • Mercado à Vista: O cliente pode comprar e vender ações de empresas na Bolsa de Valores de São Paulo. A transação é feita em até três dias úteis.
  • Mercado de Opções: Permite negociar direitos de comprar ou vender um ativo, como uma ação, por exemplo. É uma forma de proteger o investimento contra variações no mercado.
  • Mercado a Termo: O cliente compra ou vende ações para liquidação futura. Isso requer um depósito de garantia.
  • Fundos de Investimento Imobiliário (FII): Permite investir em propriedades imobiliárias e ganhar com aluguéis e valorização de imóveis.
  • Fundos de Índices (ETFs): São fundos que espelham índices do mercado financeiro, como o Ibovespa.
  • Operação em Empréstimo de Títulos: Este serviço permite que o cliente empreste seus ativos ou tome emprestado ativos de outros investidores, sempre com a Bolsa como contraparte garantidora.

Segurança

Vale informar que Corretora Mercantil CTVM investe em segurança, utilizando criptografia de 256 bits e outros recursos tecnológicos para garantir a proteção das informações e operações dos clientes. Sendo assim, é mais um ponto que mostra o Banco Mercantil como confiável, além do seu já informado rating.

Facilidades para o Cliente

  • Home Broker: Plataforma online onde ele pode fazer suas transações de forma prática, além de ter acesso a cotações em tempo real, análises gráficas e outros recursos.
  • Mesa de Operações: Uma equipe de profissionais está pronta para auxiliar o usuário nas finanças.
  • Marcação a Mercado: A partir de 2023, a Corretora passará a divulgar o Valor de Referência (Preço de Mercado) de ativos de Renda Fixa, como Debêntures e Títulos Públicos.

Riscos

Investir em renda variável, como ações e fundos imobiliários, traz riscos, pois não há garantia de retorno e o cliente pode perder dinheiro. Então, esses investimentos também não são cobertos pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC).

Perfil de Investidor

Enfim, sabendo que existe uma corretora que pode permitir o cliente a fazer investimentos, é bom analisar o tipo de perfil de investidor que cada pessoa possui, para saber quais serão os objetivos desejados e depois, fazer o devido investimento. Isto é, o perfil do investidor é uma classificação dada a quem investe, ligada aos riscos que ela aceita seguir diante das suas aplicações. Ou seja, a quantia de dinheiro que está ok para ela perder.

Desse modo, a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) define 3 perfis existentes aos investidores: o conservador, o moderado e o agressivo.

Bari Blog 21 101024x420px 60e0e58d97

Conservador

Primeiramente, temos o conservador. Assim, esse perfil é o do indivíduo que tem bastante medo de perder dinheiro, preferindo investir onde contém baixo risco de perdas, mas ao mesmo tempo abre mão de ganhar mais por conta da zona de conforto que fica. Por isso, o tipo de investimento mais feito pelos conservadores são os de renda fixa, como títulos do Tesouro Direto, CDBs e fundos de renda fixa.

Moderado

Ainda mais, o investidor considerado moderado é aquele que se arrisca um pouco mais que o conservador, para que também consiga rendas maiores. Porém, não deixa de permanecer em segurança, então acaba investindo tanto em renda fixa, como também se aventura em coisas mais arriscadas, como fundos multimercados ou até certas ações.

Agressivo

Por fim, há também o investidor agressivo, também chamado de arrojado ou experiente. Dessa forma, esse é aquele que se dispõe a sair da zona de conforto e correr altos riscos pelo lucro. Então, ele aceita perder parte da sua renda em pro de maiores retornos financeiros, e investe em produtos de renda variável, como ações, fundos de ações, imobiliários. Ainda, podemos até citar investimentos da web3, como criptomoedas e NFTs. Assim, é comum que um investidor arrojado tenha já um conhecimento pré-estabelecido sobre o mercado e um bom patrimônio para lidar com as possíveis perdas.


Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Folha aponta como “anomalia” estabilidade do servidor público no Brasil

Rodrigo Mahbub Santana

Itaú Unibanco estima necessidade de corte de R$ 35 bilhões em 2026

Rodrigo Mahbub Santana

Dólar cai para R$ 5,74 com expectativa de anúncio de corte de gastos

Rodrigo Mahbub Santana

Governa enfrenta crise confiança e mercado aponta semelhança com Governo Dilma

Rodrigo Mahbub Santana

Bancos brasileiros podem liderar o mercado de criptomoedas

Fernando Américo

Governo “confiscará” R$ 8,5 bi de valores esquecidos em bancos

Márcia Alves

Deixe seu comentário