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Clientes que desejam abrir uma nova conta ou solicitar um empréstimo em bancos tradicionais normalmente precisam ir a uma agência física. Isso pode ser demorado e inconveniente para clientes que moram longe de uma agência ou têm mobilidade limitada. É aqui que entra o processo de onboarding digital. O onboarding digital elimina a necessidade de os clientes visitarem agências físicas, permitindo que eles completem o processo online e abram contas remotamente, no conforto de suas casas. Segundo o estudo Digital Banking Maturity 2020 da Deloitte, antes do onboarding digital, o processo de abertura de contas exigia até quatro meses e custava aos bancos mais de US$20.000. A implementação de soluções de onboarding digital para bancos reduziu pela metade o tempo e o dinheiro gastos.
Índice de conteúdo
O que é Onboarding Digital em Bancos?
No setor bancário, o termo onboarding digital refere-se ao processo de abertura de uma nova conta ou uso de serviços bancários totalmente online, sem a necessidade de interações presenciais ou de documentos em papel. Isso envolve a coleta de informações dos clientes, verificação de identidades e estabelecimento de contas remotamente por meio de canais digitais, como sites, aplicativos móveis ou outras plataformas online.
No processo de onboarding digital, os clientes inserem seus dados online no formulário de inscrição, como nome, endereço, data de nascimento e informações de contato. Eles também precisam fazer upload de cópias digitalizadas de seus documentos de identificação. Os documentos enviados são verificados eletronicamente usando tecnologia avançada, como reconhecimento óptico de caracteres (OCR), que extrai os dados relevantes. Métodos de autenticação biométrica, como reconhecimento facial, podem ser usados para verificar remotamente as identidades dos clientes e melhorar a segurança. Além disso, o número de celular ou endereço de e-mail registrado do cliente pode receber senhas únicas (OTPs) ou outros códigos de autenticação para verificação adicional.
Benefícios das Soluções de Onboarding Digital
Quando bem feito, o onboarding digital pode abrir portas para um relacionamento de longo prazo entre instituições financeiras e seus clientes. As soluções de onboarding digital oferecem muitas vantagens para bancos e clientes.
1. Foco no Cliente
Manter o cliente no centro das atenções é a única estratégia sustentável para expandir um negócio e melhorar a experiência do cliente. O processo de onboarding digital é adaptado às necessidades e preferências dos clientes, incluindo não apenas a coleta de dados, mas também a compreensão dos requisitos do cliente.
2. Processo Simplificado
As soluções de onboarding digital armazenam tudo em um banco de dados central. As pessoas podem assinar qualquer documento a qualquer momento e devolvê-lo rapidamente, além de poderem atribuí-lo rapidamente a um organizador virtual. Você pode até predeterminar ou selecionar os documentos que deseja que novos clientes leiam, assinem e façam upload com o software certo.
3. Onboarding Rápido
O onboarding bancário geralmente é um processo de alto atrito, como ir à agência, esperar em longas filas e preencher formulários extensos. Em uma situação bancária típica, o que normalmente levaria três semanas agora pode ser concluído em três minutos. Com a solução de onboarding digital, os clientes bancários podem registrar uma pessoa com os requisitos essenciais e documentação adicional que o banco pode solicitar, conforme necessário.
4. Segurança Robusta em Tempo Real
O onboarding digital inclui vários procedimentos de segurança integrados para manter a segurança rigorosa. Além disso, as medidas de segurança são realizadas em tempo real; o padrão biométrico do rosto garante uma identificação precisa da identidade online.
5. Insights Baseados em Dados
O processo de onboarding digital permite que as organizações financeiras acumulem e analisem dados sobre o comportamento e as preferências dos clientes. Isso pode fornecer informações valiosas sobre as necessidades e preferências dos clientes, permitindo que as instituições ajustem seus produtos e serviços para atender melhor a essas necessidades.
6. Redução de Custos
O onboarding de novos clientes sempre demandará tempo e recursos, mas as soluções de onboarding digital podem facilmente substituir formulários em papel e impressão sem perda de eficiência. Além disso, as equipes ficam livres para se concentrar em aspectos mais complexos do negócio ao mover a documentação online. Se estivessem presos aos tradicionais procedimentos de KYC (Conheça Seu Cliente) de onboarding, como assinar documentos pessoalmente, isso não seria possível.
7. Fácil de Usar
A solução de onboarding digital para bancos é fácil de entender e implementar. A transição do papel para os dados virtuais, a execução de preenchimento automático, dados intuitivos e fáceis de entender, e assinaturas digitalizadas são alguns exemplos dos benefícios. Qualquer pessoa com uma conexão à internet e um celular com câmera pode realizar o processo de onboarding digital.
8. Garantia de Conformidade
O onboarding digital permite que você utilize continuamente processos de conformidade que verificam e integram clientes de forma eficaz. Eles também podem acessar uma variedade de informações comerciais, como dados de empresas registradas, estrutura organizacional, detalhes dos diretores e até mesmo pontuações de crédito.
Como Escolher a Melhor Solução de Onboarding Digital para Bancos?
Ao escolher uma solução de onboarding digital, há alguns fatores a serem considerados. A solução deve, antes de tudo, atender aos requisitos específicos do seu banco. Deve-se integrar perfeitamente aos seus sistemas e processos existentes para garantir uma transição suave. Além disso, a solução deve priorizar a segurança e a conformidade, com medidas robustas para proteger as informações dos clientes e prevenir fraudes. Também é essencial escolher uma solução de onboarding digital que ofereça escalabilidade e flexibilidade, permitindo que o banco se adapte e cresça conforme necessário.
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