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Moody’s rebaixa rating da Azul (AZUL4) e alerta sobre riscos de liquidez

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  • A Moody’s rebaixou a nota de crédito da Azul (AZUL4) para ‘CAA2’, refletindo preocupações com a liquidez da companhia
  • Apesar de gerar R$ 1,2 bilhão em EBIT no primeiro semestre de 2024, a Azul enfrentou uma queima de caixa acumulada de R$ 1,2 bilhão
  • A posição de caixa da Azul caiu para R$ 1,4 bilhão no final de junho de 2024, comparado a R$ 1,9 bilhão no final de 2023
  • A empresa possui R$ 5,9 bilhões em obrigações financeiras e de arrendamento a curto prazo, aumentando a pressão sobre sua liquidez
  • O cenário destaca os desafios que a Azul enfrenta para manter a operação e garantir sua estabilidade financeira em um ambiente econômico desafiador

A Azul Linhas Aéreas (AZUL4) anunciou que a agência de classificação de risco Moody’s rebaixou sua nota de crédito corporativa para ‘CAA2’, anteriormente classificada como ‘CAA1’. Juntamente com essa mudança, a Moody’s também ajustou a classificação da dívida sênior garantida da empresa de B3 para CAA1. E, rebaixou o rating das dívidas seniores garantidas da Azul Secured Finance LLP (Delaware) de CAA1 para CAA2.

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Esse rebaixamento é reflexo dos resultados financeiros desafiadores que a Azul enfrentou no primeiro semestre de 2024. Apesar de a companhia ter gerado R$ 1,2 bilhão em EBIT (lucro antes de juros), as altas exigências de capital de giro e as despesas relacionadas à dívida resultaram em uma queima de caixa acumulada de R$ 1,2 bilhão no mesmo período.

Liquidez e desafios positivos

A Moody’s destacou que a situação de liquidez da empresa se tornou mais crítica. Assim, com a posição de caixa caindo para R$ 1,4 bilhão ao final de junho de 2024. Dessa forma, uma redução em relação aos R$ 1,9 bilhão registrados no final de 2023.

Além disso, a Azul enfrenta R$ 5,9 bilhões em obrigações financeiras e de arrendamento que vencem em curto prazo, o que aumenta a pressão sobre sua liquidez. Diante dessa situação, a Moody’s alertou que a companhia pode precisar buscar renegociações com arrendatários. Além de garantir financiamento adicional para atender suas necessidades financeiras. O cenário destaca os desafios que a Azul enfrenta para manter a operação e garantir sua estabilidade financeira em um ambiente econômico desafiador.

A aérea

A Azul Linhas Aéreas Brasileiras, conhecida simplesmente como Azul, é uma companhia aérea brasileira fundada em 2008. Com sede em Campinas, São Paulo, a Azul se destaca por operar uma extensa malha aérea que cobre tanto rotas nacionais quanto internacionais. A empresa é reconhecida por seu compromisso com a inovação, oferecendo serviços diferenciados, como um programa de fidelidade robusto e uma frota moderna, composta principalmente por aeronaves de passageiros e cargueiros.

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A Azul é a terceira maior companhia aérea do Brasil em termos de volume de passageiros e é conhecida por sua abordagem focada no cliente, oferecendo conforto, entretenimento a bordo e conexões eficientes em seus hubs. Além disso, a empresa tem expandido suas operações por meio de parcerias e aquisições, buscando ampliar sua presença no mercado de aviação. A Azul também se destaca por sua atuação em voos regionais, conectando cidades menores a grandes centros urbanos.


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