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As conversões sempre foram um problema constante para as empresas. Qualquer negócio que busca sustentar e aumentar seu crescimento digital precisa de conversões de clientes. Seja uma empresa de e-commerce ou do setor Business-to-Business (B2B), as marcas estão lutando para obter cada vez mais conversões e leads qualificados dentro de seu setor.
A Otimização da Taxa de Conversão (CRO) cuida de todos os aspectos relacionados às conversões. Ela lida e resolve todos os pontos de fricção, erros e lacunas que potencialmente prejudicam as conversões. Este blog abordará alguns dos passos cruciais para conduzir uma auditoria CRO eficiente.
Índice de conteúdo
5 Passos para Realizar uma Auditoria CRO Eficaz
1. Defina Conversões e Metas Principais
Antes de iniciar o processo de auditoria CRO de um site, definir metas e Indicadores-Chave de Desempenho (KPIs) é a primeira etapa para qualquer empresa. Os profissionais de marketing precisam estabelecer metas específicas, como maximizar as taxas de conversão, as taxas de retenção ou a receita por visitante. O objetivo principal aqui é garantir que as metas estabelecidas sigam o modelo SMART. Metas bem definidas fornecem uma indicação clara de como as melhorias ou mudanças impactaram os indicadores de sucesso da empresa e os KPIs.
As marcas precisam projetar suas páginas de conversão e atribuir a elas suas metas e KPIs definidos. Por exemplo, uma página pode ter a meta de gerar crescimento de curto prazo (formulários de leads ou inscrições), enquanto outra tem o objetivo de melhorar a reputação da marca a longo prazo.
2. Foque em Páginas Voltadas para Conversão
O próximo passo é focar nas páginas que desempenham um papel essencial em atrair leads e prospects. Reúna as páginas que estão integradas a ímãs de leads e atendem ao tráfego do site ou potenciais leads ao longo da jornada do usuário. O foco principal deve ser auditar as páginas projetadas para conversões e que também atraem bons números de tráfego, a fim de medir o impacto dos serviços de auditoria CRO.
O objetivo é ignorar o conteúdo de topo de funil, que geralmente busca reconhecimento da marca e captura de tráfego do site. Em vez disso, as empresas devem concentrar-se no conteúdo de meio e fundo de funil que direciona os clientes para as landing pages. Alguns exemplos incluem páginas de inscrição, páginas de demonstração ou páginas de assinatura gratuita.
3. Defina o Público-Alvo
Compreender o comportamento do usuário é essencial para obter os resultados certos em auditorias CRO. Definir o público-alvo também é crucial, pois dita o tipo de usuários que as empresas precisam. A primeira etapa geralmente envolve encontrar as características demográficas do público-alvo, como a classe de pessoas que a marca está buscando. Em segundo lugar, o comportamento e os interesses dos usuários são fundamentais para definir uma base de clientes ideal, como seus hábitos de compra ou atividades online, e, por fim, identificar os pontos de dor dos prospects. Os desafios e problemas atuais dos prospects ajudarão as empresas a otimizar suas páginas específicas com conteúdo relacionado.
Para entender melhor o comportamento do usuário e suas ações em tempo real, as marcas podem usar mapas de calor visuais para ver onde os usuários permanecem, clicam, se movem e saem, a fim de identificar quais áreas estão causando fricção e quais estão prolongando o tempo de permanência dos usuários.
4. Identifique Ajustes Simples
Agora que as marcas têm meios mensuráveis para o comportamento do usuário e a definição das páginas de conversão, o próximo passo para uma auditoria CRO é encontrar correções rápidas e reconhecer ajustes fáceis que podem trazer mais valor com o mínimo de esforço.
Gravações e mapas de calor permitem que as marcas vejam como os usuários interagem com os ímãs de geração de leads. Se o usuário abandonar o formulário de inscrição logo após os três primeiros campos, o passo certo é melhorar o tamanho das páginas do formulário e eliminar os campos desnecessários para melhorar o impacto.
Algumas das melhores práticas para verificar em qualquer landing page ou página focada em conversão incluem:
- Um título atraente e chamativo
- Uma proposta de valor bem descrita
- Visuais de alta qualidade
- Conteúdo gerado por usuários, como depoimentos, estudos de caso e avaliações
- CTAs (Chamadas para Ação) claras, focadas e persuasivas
Execute Testes A/B
O teste A/B é o conceito central da lista de verificação das auditorias CRO. Seu ponto central envolve a criação de casos de teste de diferentes formatos de conteúdo para medir seu sucesso e tomar decisões baseadas em dados. Auditores CRO criam variações de páginas e realizam testes divididos para ver qual variação está trazendo mais tráfego ou conversões para o site.
Os testes A/B podem envolver ajustes e mudanças em diferentes elementos da página, como mudar o conteúdo acima da dobra na landing page para ver qual variação está trazendo os melhores resultados.
Conclusão
As auditorias CRO estão se mostrando uma ferramenta útil para as empresas resolverem seus problemas de fundo de funil. Para qualquer marca que busca identificar e corrigir falhas em seu ciclo de conversão, a CRO é uma das melhores maneiras de aumentar os leads e as taxas de conversão da marca. Através de auditorias CRO abrangentes, as marcas podem entender o comportamento de seus usuários online e impulsionar suas metas de receita.
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