Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Fitch Ratings faz alerta sobre Brasil e perspectiva é negativa

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Nesta quarta-feira, 18, a agência de risco Fitch Ratings reiterou o rating do Brasil em BB-, com uma perspectiva negativa.

De acordo com o documento da agência, a nota do Brasil permanece igual por ter uma economia diversificada e capaz de absorver choques externos, graças a sua taxa de câmbio variável.

Entretanto, há um enorme e crescente endividamento governamental, além de uma estrutura fiscal rígida e ainda um baixo potencial de crescimento econômico. Além disso, é claro um cenário político conturbado, que atrasa o processo de reformas fiscais e econômicas no País.

Quanto a perspectiva negativa, a Fitch afirma que a nota reflete:

“[…] a severa deterioração do déficit fiscal do Brasil e da carga da dívida pública durante 2020 e a incerteza persistente quanto às perspectivas de consolidação fiscal, incluindo a sustentabilidade do teto de gastos de 2016 dadas as contínuas pressões sobre os gastos”

Além disso, a agência pontua os “crescentes vencimentos da dívida interna de curto prazo”. Dessa forma, com isso, o Brasil se torna mais vulnerável a choques. Isso inclui mudança na confiança dos investidores domésticos, e também nas condições de financiamento.

Leia mais  A urgência da inclusão dos idosos nas cidades brasileiras

Por fim, a Fitch diz esperar uma recuperação da economia brasileira a partir do ano que vem. Todavia, que a grande incerteza quanto aos desenvolvimentos políticos, somado a crescente contaminação global pela Covid-19, atrapalham.

Dessa forma, para a agência, o déficit do governo pode chegar a 16,7% do PIB – em 2019 era de 6%. Mas prevê que os mesmos serão controlados pelo cumprimento do teto de gastos.

“No entanto, a incerteza em torno da recuperação econômica (e das receitas fiscais) representa riscos para as projeções de déficit para 2021, uma vez que o governo não é obrigado a implementar medidas de compensação caso as receitas desapontem”

finaliza a Fitch.

Investimentos internacionais

Com um cenário político e fiscal cada vez mais difícil, e que também acaba pressionando mais nossa moeda, é interessante diversificar seus investimentos em moedas fortes.

Dessa forma, o Investir Global fornece muitas informações sobre o mercado internacional. Acesse o site aqui e confira todo seu conteúdo.

Leia mais  Selic deve encerrar o ano em 11,75%, segundo Grupo Consultivo Macroeconômico

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Reforma tributária vai impactar a rotina de empresas de todo o Brasil

Fernando Américo

Pix é utilizado por 90% da população adulta do país em apenas 4 anos

Fernando Américo

Panvel registra recordes em relatório do 3T24

Fernando Américo

Dotz registra primeiro lucro líquido desde o IPO

Fernando Américo

É falso que parcela de janeiro do Bolsa Família será paga junto à de dezembro

Fernando Américo

Escala de trabalho 4×3 funcionaria para trabalhadores brasileiros?

Fernando Américo

Deixe seu comentário