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O ano de 2022 chegou cercado de expectativas, esperança e com doses extras de desafios, talvez um dos mais desafiadores dos últimos tempos. O ano ficou marcado pela retomada dos eventos no Brasil e no mundo, reencontros e adaptações à nova maneira de viver e se relacionar. Mas qual o saldo de tudo isso?
Para o setor de eventos, os desafios do ano resultaram em suspiros aliviados. Segundo a Associação Brasileira de Promotores de Eventos (Abrape), nos anos de 2020 e 2021, as empresas do setor sofreram um prejuízo de 230 bilhões. A pesquisa também afirma que 97% das empresas foram impactadas, tendo mais de 350 mil eventos cancelados somente em 2020. Contudo, com a retomada foi notado um crescimento de 400% neste ano, comparado a dois anos atrás, colocando os eventos responsáveis por 4,32% do PIB nacional.
Números tão expressivos como esses refletem em diversas empresas do mercado. A nossa foi uma delas, onde pudemos observar um crescimento de 80% da companhia, aliado à entrada de um novo conselho consultivo e abertura de um branch internacional, no ano em que completamos 25 anos presentes no mercado. Em geral, é um ano que deixa a mensagem de missão cumprida.
Quando passamos a olhar para frente e projetar 2023, os números também mostram otimismo por parte do mercado. De acordo com dados do recente relatório divulgado pela Global Meetings and Events Forecast, está previsto um crescimento para o mercado MICE global superior a U$ 1.6 bilhão, com taxa CAGR. Dessa forma, podemos esperar um 2023 intenso, com muitos eventos, mais público e investimentos mais altos.
A chave para 2023 está no fortalecimento da agenda ESG. Falamos bastante sobre o tema neste ano e será uma grande tendência para o ano que vem, contando com políticas e diretrizes sustentáveis e encarando a sustentabilidade como área estratégica dos negócios. Para nós, seguimos com a confiança de que o trabalho que está sendo feito tem nos levado para o caminho certo.
Já no primeiro trimestre do próximo ano, estão no radar diversas convenções, feiras e eventos que movimentarão o mercado. Mais do que isso, até dezembro de 2023, o calendário de eventos que já existiam antes do período da pandemia estão confirmados de maneira presencial. Por outro lado, apesar da expectativa de crescimento para o próximo ano, o grande desafio do setor está no fornecimento e escassez de mão de obra, ainda em função dos reflexos dos últimos anos.
Nossas conquistas ao longo do ano permitem que cheguemos ao final ansiosos por novos desafios. A partir dos desenhos estratégicos para 2023, temos a certeza que estamos preparados para seguir crescendo e otimistas que o mercado nos acompanhará para que tenhamos ainda mais motivos para comemorar no futuro.
Por Mônica Schimenes, CEO e fundadora da MCM Brand Experience
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