Continua após o anúncio
- O oraculo de Omaha provou mais uma vez o motivo de ostentar o título de maior investidor do mundo por tantos anos;
- A chinesa BYD, mostrou um bom avanço na venda de carros elétricos, e superou as vendas do maior nome do setor (Tesla) no primeiro semestre do ano.
Quem acompanha minimante o mercado já ouviu falar do excêntrico bilionário Elon Musk e a Tesla. O empresário ganhou fama e fortuna explorando um mercado até então novo: o de veículos elétricos. De lá para cá, Musk se tornou um dos grandes “figurões” do mercado de tecnologia e de capitais ao redor do mundo.
No entanto, até mesmo um dos maiores inovadores dos tempos modernos precisa se render ao tradicionalismo de vez em quando. E uma das maiores provas disso, é que um dos investidores mais “raiz” do mercado global, Warren Buffett também mostrou que consegue fazer bonito no mercado de alta tecnologia.
Investida por Buffett, a chinesa BYD vendeu mais automóveis elétricos do que a Tesla nos primeiros seis meses deste ano. Companhia americana enfrenta problemas com sua operação na China por conta da pandemia.
Com sede em Shenzhen, a companhia vendeu 641 mil automóveis entre janeiro e o fim de junho. O volume é 300% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado.
A companhia chefiada por Musk, a Tesla, por sua vez, comercializou 564 mil veículos no primeiro semestre, o que fez com que a empresa perdesse a liderança do mercado. A Tesla culpa um segundo trimestre complicado pelos resultados que a colocaram na vice-liderança do setor.
Ademais, a empresa cita como motivos pelos números mais fracos a falta de peças e as interrupções das vendas na China por conta da pandemia, que novamente ligou o alerta das autoridades locais do país asiático. A Tesla não foi a única afetada pelas restrições impostas na China.
Empresas como Li Auto, Xpeng e. Nio, que também fabricam automóveis elétricos, também tiveram suas produções interrompidas. A BYD, por sua vez, deu sorte. A maioria das fábricas da empresa investida por Buffett está em regiões que não sofreram restrições severas.
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.