Continua após o anúncio
O Banco do Brasil (BBAS3) tem se destacado entre seus pares no ano de 2023. Enquanto as ações do Santander (BCSA34) e do Itaú (ITUB4) apresentam altas de +13% e +18%, respectivamente, as ações do Banco do Brasil acumulam um ganho de +53%.
O desempenho positivo das ações do Banco do Brasil se deve, em parte, à confiança do mercado no novo governo, que não tomou medidas para interferir na gestão do banco, como era esperado por alguns pessimistas.
Além disso, o setor do agronegócio em alta tem beneficiado as ações do Banco do Brasil, uma vez que o banco possui uma exposição significativa nesse setor. O BB é líder na carteira de crédito agro, detendo 60% de participação no mercado brasileiro.
Valuation
Outros fatores que contribuem para a recomendação positiva são os múltiplos atraentes da ação (abaixo de 1x valor patrimonial) e as boas expectativas de dividendos, que são um dos critérios preferidos pelos investidores que buscam renda passiva.
A mediana das expectativas dos economistas do mercado para a taxa Selic no final de 2023 caiu para 12,25%, de acordo com o Boletim Focus do Banco Central. Caso o banco continue apresentando crescimento, há grandes chances de que a empresa continue se beneficiando das fortes altas, uma vez que é uma das principais posições de investimento para grandes fundos que estão gradualmente retornando ao mercado de ações.
Comparado aos concorrentes, o Banco do Brasil está sendo negociado a um preço mais baixo em termos de múltiplos, com um valor patrimonial de apenas 0,9x, embora esteja atualmente próximo à média histórica dos últimos cinco anos.
A precisão do valuation do banco será melhor avaliada com base nos próximos resultados. Até o momento, a visibilidade é bastante positiva, com as carteiras de crédito se recuperando em níveis saudáveis, além do desempenho favorável do agronegócio.
É importante ressaltar que historicamente o Banco do Brasil é um banco altamente rentável, com um retorno sobre patrimônio líquido (ROE) de 20%, de acordo com os últimos dados da Bloomberg, o que representa quatro vezes os lucros, além de uma boa gestão de custos e despesas.
Risco político
No entanto, é necessário cautela devido ao risco político, pois estamos no início do governo e muitas das medidas tomadas até agora podem ser alteradas a qualquer momento, independentemente do histórico. Portanto, os investidores devem estar sempre atentos a esse fator.
Apesar dos bons resultados e dos dividendos generosos que o Banco do Brasil tem distribuído, existe um risco político relevante que deve ser considerado com cautela. Dessa forma, a recomendação da Nord Research é preferir as ações do Itaú (ITUB3).
O Itaú é o banco privado com melhor desempenho entre os grandes bancos brasileiros. No primeiro trimestre deste ano, o banco apresentou resultados sólidos, com lucro recorrente gerencial de R$ 8,435 bilhões, quase o dobro do lucro do Bradesco no mesmo período.
As ações do Itaú também são uma boa opção considerando dividendos e juros sobre o capital próprio (JCP), com uma expectativa de Dividend Yield em torno de 6% para os próximos 12 meses, mantendo a política de payout de 25%.
Portanto, a recomendação da Nord Research é comprar as ações do Itaú (ITUB3), dada a sua resiliência no setor bancário e seu desempenho sólido.
Confira mais recomendações
Quer encontrar novas oportunidades de investimento? Confira a seleção de análises, recomendações e indicações preços-alvo para as principais ações e ativos da bolsa de valores brasileira aqui no Guia do Investidor! Para isso, basta clicar aqui.
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.