Continua após o anúncio
De acordo com os dados das negociações de hoje na Bovespa, as ações de companhias aéreas estiveram entre as maiores altas do Ibovespa. As ações da Gol (GOLL4) e da Azul (AZUL4) foi as que tiveram melhor desempenho, logo após um acordo bem sucedido com pilotos e comissários.
Ontem a noite, a Gol anunciou que o acordo coletivo com o Sindicato Nacional dos Aeronautas. A intenção do acordo é preservar empregos e o caixa da empresa.
“Esse panorama desafiador nos faz retornar aos nossos primeiros anos de operação. Como uma companhia aérea integral com custo e tarifas menores”, afirmou o vice-presidente de Operações da Gol, Celso Ferrer.
“Agradecemos aos nossos Colaboradores que participaram dessa votação e por estarem junto com a Companhia neste momento tão delicado. Também agradecemos o Sindicato Nacional dos Aeronautas, que se mostrou totalmente empenhado na busca das melhores soluções”, afirmou Ferrer.
Segundo o sindicato o acordo irá garantir o emprego, além de impossibiliatar demissões sem justa causa. O acordo compreende um período de 18 meses, iniciando em 1º de julho. De acordo com a Gol o bem sucedido acordo pode se tornar uma referência para outras empresas do setor.
“A companhia está enfrentando um período bastante complicado, com queda expressiva da demanda”, afirmaram analistas da Guide Investimentos, ressaltando que tal flexibilização pode resultar em redução de despesas.
No momento da postagem as ações da Gol subiam mais de 9%, já as da Azul (AZUL4) registravam forte alta de 14,45%.
Demanda por voos despenca
A empresa aérea GOL (GOLL4) em um relatório divulgado hoje, relatou que a demanda total por voos, medida por passageiros-quilômetro transportados (RPK), no mês de maio apresentou queda de 93,7%. Quando comparado ao mesmo mês do ano passado.
Contudo, em relação ao mês anterior houve uma relativa melhora. A demanda total de decolagens melhorou 5% em maio, comparado com abril. E, a oferta teve subiu 12,1%. Durante o mês não houve voos internacionais regulares.
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.