Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Advogado de Lula no STF: veja o que se sabe até agora

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Com a aposentadoria do ministro do STF Ricardo Lewandowski marcada para o próximo mês, a corrida pela sua vaga tem gerado intensa movimentação no cenário político e jurídico do país.

O advogado Cristiano Zanin, responsável pela defesa do presidente Lula na Lava-Jato, é o nome que desponta como favorito e tem recebido tanto apoio quanto críticas.

Apoiadores e detratores de Zanin se manifestam e pressionam por critérios claros na escolha do novo ministro do STF

A disputa pela vaga deixada por Lewandowski no Supremo Tribunal Federal tem movimentado o cenário político e jurídico do país.

O advogado Cristiano Zanin, que representa o presidente Lula na Lava-Jato, é o nome que desponta como favorito para a indicação ao cargo. No entanto, sua ligação com Lula tem gerado críticas por parte de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro e nomes ligados à Lava-Jato.

Por outro lado, Zanin tem recebido apoio de ministros do STF, como Cármen Lúcia e Gilmar Mendes, e do ex-ministro Celso de Mello.

Leia mais  URGENTE: Impeachment de Lula é protocolado por deputado

Para esses, a ligação com Lula não impede a indicação do advogado, desde que ele atenda aos critérios estabelecidos pela Constituição, como saber jurídico e reputação ilibada.

Enquanto isso, apoiadores e detratores de Zanin se manifestam e pressionam por critérios claros na escolha do novo ministro do STF.

O ex-juiz Sergio Moro cobrou “impessoalidade” do presidente em sua eventual escolha de Zanin para o cargo, enquanto o Movimento de Advogados de Direita do Brasil classificou a possível escolha como uma “afronta à moralidade”.

No entanto, lideranças de partidos como PL e PP têm sinalizado que não devem fazer resistência ao indicado pelo presidente ao STF, seja Zanin ou outro nome. Cabe ao Senado sabatinar o indicado e aprovar, por maioria absoluta, sua nomeação na Corte.

Disputa pela vaga no STF deve se intensificar nas próximas semanas

A disputa pela vaga no Supremo Tribunal Federal deve se intensificar nas próximas semanas, com a aposentadoria de Ricardo Lewandowski marcada para o dia 11 de abril.

A escolha do novo ministro do STF é vista como uma das mais importantes dos últimos anos, tendo em vista os casos sensíveis e de grande repercussão que tramitam na Corte.

Leia mais  Lula erra tamanho da população brasileira: "700 milhões morreram por Covid"

A indicação de Cristiano Zanin, representante do presidente Lula na Lava-Jato, é considerada uma jogada política do governo, o que tem gerado intensos debates e pressões por critérios claros na escolha do novo ministro.


Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Presidente Lula sinaliza ao mercado com redução de despesas

Paola Rocha Schwartz

Dólar despenca com expectativa de reunião de Lula sobre câmbio

Paola Rocha Schwartz

Críticas de Lula ao BC agora elevam dólar frente ao real

Paola Rocha Schwartz

Dólar recua frente ao real com novos comentários de Lula

Paola Rocha Schwartz

Lula afirma que é preciso “fazer alguma coisa” com a alta do dólar

Paola Rocha Schwartz

Lula vs Milei: Bolsa Argentina sobe 73% e Ibovespa cai 6% no ano

Paola Rocha Schwartz

Deixe seu comentário