Continua após o anúncio
O Citigroup decidiu não avançar com uma possível parceria com a Alameda Research, empresa de negociação de criptomoedas fundada em 2017 por Sam Bankman-Fried, devido à falta de uma estrutura de gerenciamento de risco eficiente na empresa.
De acordo com o Wall Street Journal, citando ex-funcionários da Alameda, a empresa quase entrou em colapso em 2018 devido a problemas com seu algoritmo de negociação, o que resultou em perdas significativas.
Austin Campbell, ex-codiretor de negociação de taxas de ativos digitais do Citigroup, afirmou que ficou cético em relação à Alameda depois de disparar perguntas e obter respostas vagas.
Apesar da tentativa de parceria, o Citigroup optou por não se envolver com a empresa devido a esses problemas de gerenciamento de risco.
“O que percebi imediatamente que estava nos causando azia foi a completa falta de uma estrutura de gerenciamento de risco que eles pudessem articular de maneira significativa”, disse Campbell.
Alameda Research quase entrou em falência antes da FTX existir
Ainda de acordo com o The Wall Street Journal a Alameda Research sofreu pesadas perdas com seu algoritmo de negociação.
Supostamente, o algoritmo havia sido criado para fazer diversas negociações automatizadas e rápidas. No entanto, a empresa estava perdendo dinheiro com erros cometidos nos processos de negociação.
As informações passadas são datadas de 2018, quando supostamente a Alameda havia perdido quase dois terços de seus ativos devido à queda de preço do token XRP e estava em um piscar de olhos.
Apesar de não ser claro, ao que tudo indica, o robô acabou tendo recorrentes prejuízos devido às oscilações do preço da XRP na época e o quase levou a Alameda a decretar falência, antes mesmo da FTX surgir.
No entanto, Bankman-Fried foi rápido e supostamente conseguiu recuperar a empresa do prejuízo usando fundos levantados por credores e investidores. Para isso, ele prometia retornos de até 20% sobre seus investimentos.
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.