Continua após o anúncio
A dívida pública brasileira poderá ultrapassar 100% do PIB em 2026, de acordo com a previsão do diretor do IFI, realizada nesta segunda-feira. Isto devido a grave crise enfrentada com o novo Coronavírus.
Dívida pública do Brasil deve ultrapassar 100% do PIB
A previsão acima é do diretor da Instituição Fiscal Independente (IFI), Felipe Salto. Desta maneira, o quadro fiscal é grave, alerta a instituição.
“Só em 2020 a dívida deve saltar de 75,8% para 86,6% do PIB, um aumento superior a 10 pontos percentuais. E o país precisa estar atento, pois mesmo com a adoção de eventuais ajustes em 2021, a dívida crescerá mais 4,5% e continuará a crescer nos próximos anos. A situação é muito grave.”
De acordo com a IFI, é necessário que se dê atenção as devidas reformas no país, e que não se aprovem medidas que não estejam relacionadas com a crise. Felipe Salto disse:
“Por isso é muito importante evitar o risco de se aprovarem medidas que não estejam relacionadas à crise, que acabam gerando gastos permanentes. Me refiro a reajustes salariais, contratações ou outras despesas.”
PIB em queda acentuada
Para o piorar o quadro, de acordo com a IFI, o PIB pode contrair 5,2%. A previsão é de acordo com um cenário pessimista.
Assim sendo, a depressão econômica deverá impactar as contas públicas. E o motivo disto é que há quedas expressivas na arrecadação de impostos.
Por isso, segundo Salto, o poder público deve evitar a ampliação das despesas permanentes.
“O deficit em 2020 será superior a R$ 700 bilhões, talvez algo ainda pior, se a crise se prolongar por mais tempo que o previsto, levando à adoção de novas medidas emergenciais.”
Informações: Agência Senado
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.