Continua após o anúncio
A 3R Petroleum (RRRP3) esteve entre os grandes destaques do mercado de capitais nos últimos dias. O motivo? Uma forte tendência de alta nas suas ações.
O primeiro ponto para explicar as altas foi a questão eleitoral. Com o fim do primeiro-turno, o mercado reduziu os seus riscos políticos. Uma disputa equilibrada indica que ambos os candidatos precisarão ceder ao “centrão”. Assim, evitando grandes reviravoltas e planos políticos mirabolantes durante o próximo mandato.
Além disso, as movimentações com a commoditie por trás das ações também favoreceu a alta. A Opep e seus aliados decidiram hoje cortar a produção em 2 milhões de barris diários, na esperança de conter a queda recente dos preços do produto. Apesar do anúncio oficial ter sido feito nesta quarta-feira, o mercado já precificava a operação em meio a euforia eleitoral. O resultado ficou bastante claro nos papéis.
A alta substancial nos últimos pregões levou os investidores para o paraíso, mas atiçaram a desconfiança do órgão regulador do mercado: a comissão de valores mobiliários.
A CVM foi atrás da companhia para buscar explicações do movimento. Em resposta a um questionamento da B3, a 3R Petroleum (RRRP3) afirma desconhecer a oscilação atípica de suas ações nos últimos dias (21/9 a 4/10). Em 4 de setembro, os papéis da empresa chegaram a subir mais de 10% durante o pregão. Além dos movimentos de mercado, a empresa especula que a divulgação de um relatório do Bank of America (BofA), iniciando cobertura da empresa, pode explicar a oscilação, mas reafirma que seus diretores não identificaram fatos que possam justificar a movimentação atípica.
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.