Continua após o anúncio
O Santander (SANB11) divulgou a Carteira Algo+ ESG para o mês de abril, que busca selecionar empresas com bom potencial de rentabilidade e aderência a aspectos ESG (ambiental, social e de governança corporativa). A carteira conta com o serviço de Rebalanceamento Mensal da Santander Corretora, que faz o rebalanceamento sem a necessidade de compra e venda de ações.
A carteira ESG do Santander tem como objetivo selecionar empresas com sólido histórico de entrega de resultados e boas perspectivas futuras, além de bom posicionamento em suas políticas ESG, mapeados por especialistas da instituição.
A carteira ESG do Santander é recomendada para investidores que buscam exposição a um grupo reduzido de empresas com boas perspectivas futuras e que possuem sólido histórico de entrega de resultados, sem a necessidade de replicar todas as ações do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE).
Durante o mês de março, a carteira recomendada ESG do Santander recuou 5,81%, desempenho inferior ao benchmark ISE (-2,13%) e ao Ibovespa (-3,54%). Para o mês de abril, a carteira foi mantida inalterada e é composta por 10 ações, cada uma com peso igual de 10%.
A metodologia usada pelo Santander para a seleção das empresas é focada em empresas cobertas por sua equipe de Research com recomendações de “compra” ou “manutenção”, identificando empresas com bom engajamento ESG ou em vias de melhorá-lo. A equipe analisa relatórios de sustentabilidade das empresas antes de realizar discussões com as equipes de gestão para obter uma avaliação mais qualitativa de seu engajamento ESG. A construção de um mapa de calor dos 10 fatores-chave que acreditam ser os mais relevantes para investimentos ESG e considerar pesos setoriais no ISE, com alguns desvios, é feita para chegar a uma carteira diversificada. A exclusão dos setores de armas e tabaco também é considerada na metodologia.
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.