Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

B3 lança primeiro índice derivado do Ibovespa B3 para acompanhar empresas que mais pagam dividendos

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

A B3, a bolsa do Brasil, anuncia hoje seu primeiro índice derivado do Ibovespa B3. O Ibovespa Smart Dividendos B3 (IBSD B3) incluirá em sua carteira empresas do Ibovespa que se destacam nos pagamentos de proventos em dinheiro (dividendos e juros sob capital próprio) aos acionistas com recorrência anual. O inédito índice foi desenvolvido em conjunto com a Nu Asset Management, a gestora de fundos do Nubank, uma das maiores plataformas digitais de serviços financeiros do mundo.

O índice considera as empresas do Ibovespa B3 que pagam os maiores valores de dividendos em relação ao preço da ação. Esse critério também será utilizado para ponderar o peso da ação na carteira, além da recorrência e menor oscilação nos proventos pagos. Isso significa que terão maior peso na carteira, as empresas que pagam maiores valores proporcionais, com frequência e valor constantes ao longo dos anos.

Leia mais  Ibovespa inicia pregão em baixa e ativos apresentam instabilidade

A primeira carteira, que vigora até 29 de dezembro de 2023, terá 21 empresas. Assim como nos demais índices da B3, o rebalanceamento acontece a cada 4 meses, para adequar a composição aos critérios estabelecidos na metodologia. A carteira poderá ser acessada no site da B3.

Caso existisse desde 2013, o Ibovespa Smart Dividendos B3 teria acumulado uma variação positiva de 142% até o final de agosto desse ano. No mesmo período, o Ibovespa B3 obteve variação positiva de 87%.

“A expansão do mercado de capitais e o aumento do número de investidores exigem que ampliemos a oferta de produtos para diversificação de portfólios. É simbólico termos o primeiro índice derivado do Ibovespa B3 no ano em que ele completa 55 anos. Além de dar visibilidade para as empresas que ao mesmo tempo são referência no mercado e são boas pagadoras de dividendos, o Ibovespa Smart Dividendos é mais uma tese de investimento que disponibilizamos ao mercado, consolidando a B3 como principal provedora de índices no Brasil”, afirma Henio Scheidt, gerente de Índices da B3.

Carteira IBSD B3

Leia mais  Ibovespa afunda com arcabouço e risco de CPMI; NY fecha de lado com balanços fracos
TAEE11 Taesa 5.80%
VIVT3 Telefônica Brasil 5.80%
BBSE3 BB Seguridade 5.69%
SANB11 Banco Santander (Brasil) 5.54%
EGIE3 Engie Brasil 5.49%
ITSA4 Itausa AS 5.36%
BBAS3 Banco do Brasil 5.31%
BRAP4 Bradespar 5.31%
CMIG4 Companhia Energética de Minas Gerais S.A 5.31%
CPLE6 Copel 4.83%
CPFE3 CPFL Energia 4.72%
CSNA3 Companhia Siderúrgica Nacional 4.62%
VALE3 Vale 4.59%
GGBR4 Gerdau 4.52%
VBBR3 Vibra Energia 4.39%
CYRE3 Cyrela 4.38%
GOAU4 Metalurgica Gerdau AS 4.24%
CIEL3 Cielo 4.21%
PETR4 Petrobrás 4.13%
CMIN3 CSN Mineração 2.97%
MRFG3 Marfrig 2.80%

Índices sob demanda
O novo índice foi criado dentro da iniciativa “Índices on Demand”, que utiliza alta tecnologia e metodologia ágil para entregar ao mercado índices solicitados sob demanda, com rapidez e eficiência.

O Ibovespa Smart Dividendos B3 será negociado a partir de dois ETFs (fundos negociados em bolsa) do Nubank: o Nu Renda Ibov Smart Dividendos (NDIV11), que replica o índice, e o Nu Ibov Smart Dividendos (NSDV11), que traz como adicional o fato de reinvestir os dividendos no próprio ETF.

“Com estes novos produtos, o Nubank assume o protagonismo na evolução de fundos listados em bolsa aqui no Brasil. A inédita fórmula de pagar dividendos por meio do investimento em ETF e a parceria com a B3 para o desenvolvimento do Ibov Smart Dividendos unem o DNA de inovação que marca a nossa trajetória nos últimos 10 anos e a eficiência almejada pelo investidor”, afirma Andrés Kikuchi, diretor executivo da Nu Asset Management.

Leia mais  Ibovespa oscila em meio à expectativa do Fed e desempenho das commodities

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Sem Ibovespa, índice em dólar do Brasil recua acompanhando perdas em Wall Street

Rodrigo Mahbub Santana

Ibovespa sobe com queda dos juros futuros; bolsas de NY fecham mistas

Rodrigo Mahbub Santana

Ibovespa abre com alta acompanhando os ganhos curtos de seus principais ativos

Paola Rocha Schwartz

XP vê Intelbras como oportunidade de investimento

Rodrigo Mahbub Santana

Ibovespa fecha em leve alta impulsionada por Petrobras e Vale

Rodrigo Mahbub Santana

Morgan Stanley reduz recomendação para ações brasileiras e cita risco fiscal

Rodrigo Mahbub Santana

Deixe seu comentário