Guia do Investidor
carrefour
Notícias

Carrefour divulga vendas consolidadas de R$ 29,5 bi no 3T24

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

No varejo, a vendas totalizaram R$ 6,4 bilhões.

Na terça-feira (22), o Carrefour Brasil divulgou que suas vendas consolidadas totalizaram R$ 29,5 bilhões no 3T24, +4,8% maior do que o 3T23, obtendo um crescimento de vendas mesmas lojas (LfL) de +5,6% no Atacadão, +7,1% ex-gasolina no Carrefour Varejo e +3,2% no Sam’s Club. 

No varejo, a vendas totalizaram R$ 6,4 bilhões no 3T24, -7,9% na base anual, explicado pela redução de 22% na área de vendas combinado com o crescimento de LfL ex-gasolina de +7,1% (6,5% incluindo gasolina). 

Segundo comunicado, o e-commerce GMV atingiu R$ 3 bilhões no 3T24 (10,5% das vendas), aumentando 21% vs. o mesmo período do ano anterior, impulsionado pelo crescimento nas vendas 1P alimentar de +39,7% a/a, atingindo R$ 1,8 bilhão no trimestre.

Tanto o segmento alimentar quanto o não alimentar apresentaram crescimento LfL similar de +7,6% a/a e +6,2% a/a, respectivamente.

Carrefour aprovou incorporação do Grupo BIG

Os acionistas do Carrefour aprovaram, em assembleia geral extraordinária realizada, a incorporação do Grupo Big, que foi adquirido em 2022.

Em comunicado, foi informado que a Incorporação do Grupo Big pela Companhia ocorre no contexto de integração dos negócios após a aquisição implementada em 2022 e busca simplificar a estrutura societária e consolidar a gestão das atividades em uma única holding, o que resultará em redução de custos e de despesas operacionais, bem como maior eficiência administrativa e financeira, sem qualquer efeito econômico, uma vez que se tratava de subsidiária integral da Companhia.

Leia mais  Venda de ações do fundo Advent afeta Carrefour e Dexco lidera ganhos

De acordo com informações, o Carrefour disse que a incorporação não apresenta riscos adicionais à companhia. A varejista estima que os custos e despesas totais com a operação devem ser de R$ 250 mil.

Carrefour investe no crescimento do Sam’s Club no Brasil

Com pouco mais de três meses à frente do Varejo Carrefour Brasil e do Sam’s ClubJosé Rafael Vasquez, expressa entusiasmo com o desempenho do clube de compras. Desde que assumiu a gestão do Carrefour Brasil, licenciando o modelo de negócios da varejista americana Walmart, o Sam’s Club tornou-se uma prioridade.

No primeiro trimestre deste ano, entre todos os formatos de lojas operados pelo grupo varejista no Brasil (atacarejo, hipermercado e supermercado), o Sam’s Club registrou o maior aumento nas vendas.

Ainda no primeiro trimestre, o Sam’s registrou um faturamento de R$ 1,6 bilhão. Representando, assim, um crescimento de 21,5% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Nas mesmas lojas, houve um aumento de 6,9% em relação ao primeiro trimestre de 2023.

Durante esse mesmo período, as vendas do Atacadão aumentaram 6,6% no geral e 1,8% no critério de mesmas lojas. Enquanto as vendas do Carrefour apresentaram uma queda de 10,7% no geral e 1,5% nas mesmas lojas.

Leia mais  Carrefour (CRFB3) inaugura 4 lojas em processo de conversão de unidades Maxxi

Apesar do notável progresso do clube de compras, sua contribuição para o total das vendas ainda é modesta. Representando apenas 6%. Contudo, as expectativas apontam para um crescimento tanto neste ano quanto nos próximos.

Atualmente, com 51 lojas distribuídas em 17 Estados, a empresa planeja expandir sua presença, inaugurando de sete a nove novos pontos de venda, principalmente na região Nordeste, onde o formato tem sido bem recebido.

“Entendemos que o Brasil tem potencial para perto de 80 a 100 clubes”, afirmou Vasquez à entrevista ao Estadão.

Experiência no comércio varejista

Com mais de 30 anos de experiência no varejo, José Rafael Vasquez retorna a duas empresas com as quais já teve vínculos. Ele iniciou sua carreira como trainee no Grupo Carrefour nos anos 1990 e posteriormente liderou o Sam’s Club por quatro anos durante a gestão do Walmart no Brasil.

José Rafael destaca as mudanças significativas na abordagem de aquisição de sócios que o clube de compras passou nos últimos dois anos. Ainda, sob a gestão do Carrefour, especialmente no ambiente digital.

Essas transformações resultaram em um marco histórico, com a bandeira alcançando três milhões de associados no mês passado. No entanto, também apontou os desafios. Ao “traduzir para o cidadão comum” o que é na prática um clube de compras e, assim, de fidelizá-lo com a marca própria.

“Hoje o Sam’s é o vetor de crescimento, é a grande aposta”, afirmou o José, complementando que o atacarejo está num momento de maturação.

“Estou muito feliz por ter voltado. O Carrefour fez um excelente trabalho com o Sam’s, que tem uma proposta de valor muito específica. É um varejista no qual é preciso se associar (pagando anuidade de R$ 75) a ele para poder comprar. Fazemos a curadoria das mercadorias para os nossos clientes, que chamamos de sócios, e as nossas lojas – o clube. Temos de 5 mil a 6 mil SKUs (tipos diferentes de produtos), enquanto num hipermercado chegamos a ter 32 mil SKUs. Isso numa loja com tamanho semelhante ao de um hipermercado (entre 5,5 mil a 6 mil metros quadrados).” Apontou Vasquez, quando questionado sobre a sensação de sua volta.

Leia mais  Carrefour vai ter conta digital com aquisição da Ewally

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

JHSF (JHSF3) registra um crescimento amplo de 44% nas vendas no 3T24

Paola Rocha Schwartz

MRV (MRVE3) atinge novo marco em vendas no 3T24, com R$ 124 mi em geração de caixa

Paola Rocha Schwartz

PetroReconcavo divulga dados de produção de setembro e 3T24

Paola Rocha Schwartz

PRIO (PRIO3) registra queda na produção em setembro e no 3T24

Paola Rocha Schwartz

Aura Minerals (AURA33) atinge 10 mil onças de ouro em Almas

Paola Rocha Schwartz

B3 lançará novo índice que agrega BDRs de empresas brasileiras: confira o resumo do dia

Márcia Alves

Deixe seu comentário