Continua após o anúncio
Cartão de crédito é um problema? Pessoas usam seus cartões de crédito diariamente, muitas vezes com o pretexto para acumular pontos no cartão de crédito. Assim, esses pontos seriam usados para realizar acumular milhas aéreas.
Um dilema diário
Vamos usar um caso fictício em que talvez você se identifique usando o nome “Eduarda”.
Eduarda segue atentamente os conselhos dos defensores dos consumidores. No entanto, ela não tem um balanço de mês a mês nem paga taxas de juros gigantescas.
Mas sempre admite que há provavelmente algumas desvantagens na facilidade de comprar. Revistas estão empilhadas no apartamento de Eduarda e juntaram poeira. Em outras palavras, ela só fez a assinatura por impulso, pois vinha com um suposto desconto.
É isso que as pessoas fazem: gastam fazendo compras na Internet. Pois as lojas oferecem incentivos on-line e descontos especiais para os portadores de cartões de crédito.
“Eu não pago por uma viagem aérea em anos”, diz Eduarda, o que pode ser tecnicamente verdade. No entanto, uma série de pesquisas econômicas e sociais sugerem que consumidores gastam mais usando cartão do que dinheiro.
Milhas aéreas e pontos de recompensa estimulam gastos
Incentivos como pontos de recompensas ou milhas só ampliam a tentação. Assim, bancos e empresas de serviços financeiros vêm lucrando há décadas.
“Quando você muda o método de pagamento, as pessoas tendem a pagar mais”, disse Duncan Simester, professor de marketing do M.I.T. O professor publicou um artigo marcante sobre o assunto em 2001. “Você não está se debruçando sobre uma nota de um dólar, então há menos sensação de perda.”
Ferramentas como o Apple Pay e novos métodos ainda são novos demais para gerar pesquisas acadêmicas. No entanto, uma dinâmica semelhante poderia estar em ação.
“As pessoas gastam mais quando esses estímulos estão presentes”.
“Quanto menos atrito existe, mais fácil se torna gastar”, disse ele. “Basta ficar na Starbucks e ver quantas pessoas usam seus smartphones para comprar um café com leite.”
Falando de lattes, os cartões de crédito também incentivam as pessoas a pagar mais por itens do que poderiam de outra forma, de acordo com Scott Bilker, fundador da debtsmart.com e autor de “Fale seu caminho para sair da dívida”.
“Pagar US$ 5 por um café pode parecer muito se você tiver apenas US $ 10 em sua carteira”, disse ele. “Mas se o seu cartão de crédito tiver um limite de US $ 10.000, isso não parece muito.”
Como não gastar tanto com cartão de crédito?
Segundo o analista financeira Greg McBride, o segredo é tentar exercer a mesma disciplina com o cartão de crédito que você faria com dinheiro.
Segundo dados, a maioria dos consumidores que não podem pagar o que devem mensalmente. Uma aposta mais inteligente seria evitar fazer essas dívidas e buscar menor taxa de juros possível.
Quer dizer então que devemos parar de usar cartões de crédito. E assim guardar o dinheiro embaixo do colchão?
Com uso responsável, os cartões de crédito oferecem vantagens. Assim a inevitável tentação de gastar mais vai ser vencida por controle financeiro rígido. Em outras palavras, é só vc usar uma planilha ou aplicativos (MOBILLS e Orçamento Fácil) para controlar seus gastos.
Se este artigo te ajudou e você quer aprender mais sobre educação financeira, clique aqui.
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.
1 comentário
[…] banco digital fora da Ásia, com 5 milhões de clientes, oferece uma alternativa atraente com seus cartões de crédito e conta digital gratuita […]