Continua após o anúncio
O CEO da Coinbase, Brian Armstrong, sugeriu que uma alternativa melhor para a moeda única proposta por Lula e a Argentina seria adotar o Bitcoin (BTC). Em um tweet publicado no último domingo (22), Armstrong afirmou que o BTC é uma “aposta certa” a longo prazo para as duas nações (Brasil e Argentina).
Armstrong argumentou que o Bitcoin é uma moeda digital descentralizada e global, que oferece mais estabilidade e segurança do que uma moeda única controlada pelo governo. Ele sugeriu que a adoção do Bitcoin poderia ajudar a reduzir a volatilidade econômica e aumentar a confiança dos investidores.
No entanto, é importante destacar que a adoção do Bitcoin como moeda oficial é uma proposta controversa e ainda não é amplamente aceita pelos governos e economistas.
A proposta de uma moeda conjunta para o Mercosul não é nova, já foi debatida desde o final do século XX, quando alguns economistas sugeriram uma unificação monetária semelhante à da União Europeia. No entanto, essa ideia não avançou e sofreu alterações ao longo dos anos até as discussões mais recentes.
Devido à inflação elevada na Argentina, a proposta de uma moeda única para o Mercosul não é considerada factível no momento.
A equipe econômica de Fernando Haddad está estudando outro modelo, onde cada país mantém sua própria moeda, mas é criada uma moeda exclusiva para transações comerciais entre os países do Mercosul. O objetivo é fortalecer o bloco comercial e ampliar os laços entre os países da região.
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.