Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Chile: Sinal vermelho é ligado na América Latina

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Foi ligado um sinal de alerta na América latina. De acordo com o banco central do país, a economia do Chile despencou 14% em abril quando comparado com o mesmo mês em 2019.

De acordo com as autoridades chilenas, essa foi a pior queda desde que os registros começaram. Contudo vale destacar que o resultado foi pior que o esperado pelas projeções do analistas. Que no pior caso indicava uma queda de 10%.

Segundo o índice de atividade econômica do banco central do país. A economia caiu 8,7% em relação ao mês anterior e caiu 12,4% em relação ao ano passado.

De acordo com os dados, os resultados mostram que as restrições impostas pelo governo para o combate a pandemia de coronavírus no país com cerca de 18 milhões de pessoas, tiveram um resultado catastrófico para a economia. O Chile registrou quase 100.000 casos de COVID-19 e 1.000 mortes.

De fato as autoridades chilenas nunca implantaram um bloqueio total no país. Porém as medidas para impedir a propagação do vírus começaram em meados de março. A capital Santiago, onde vivem cerca de sete milhões de pessoas, foi submetida a um Lockdown completo duas semanas atrás.

Leia mais  Agronegócio brasileiro já vale "uma Argentina": safra recorde é esperada para 2023

Analistas acreditam que os números de maio devem ser ainda piores.

Economia chilena

De acordo com banco central do país a atividade de mineração caiu apenas 0,1% em abril, enquanto a atividade de não mineração caiu mais de 15%.

“Sendo assim, as atividades mais afetadas foram serviços e comércio e, em menor grau, construção e manufatura”, afirmou.

Educação, transporte, restaurantes e hotéis foram os serviços básicos mais atingidos. Antes do surto de coronavírus, as autoridades previam um aumento de 1,1% no PIB este ano. Porém recentemente os analistas do governo fizeram um ajuste que mostra uma queda entre 2,5 e 4,0%.

Bolsa chilena

A bolsa chinesa nesta terça-feira pediu aos participantes do mercado que atuem com racionalidade, nas negociações com futuros de minério de ferro. De fato esse é mais um pedido de alerta após os preços para a matéria-prima utilizada na fabricação do aço estarem sendo negociados por mais de $100 dólares por tonelada.

Leia mais  Brasil passa de 16 mil mortes de Covid, curados mais de 80 mil

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Ibovespa cai com incertezas fiscais e impactos da China

Rodrigo Mahbub Santana

Rombo nos cofres públicos chega a R$105,2 bi em nove meses, diz Tesouro

Rodrigo Mahbub Santana

Próximo presidente dos EUA herdará déficit fiscal alarmante

Rodrigo Mahbub Santana

Risco fiscal faz taxas do Tesouro dispararem

Rodrigo Mahbub Santana

Investimento em infraestrutura no Brasil está no pior patamar desde 2013

Paola Rocha Schwartz

Magalu lança Magalog com R$1 bi em investimentos

Rodrigo Mahbub Santana

Deixe seu comentário