Continua após o anúncio
Na terça-feira (20), China apresentou o seu primeiro avião comercial fabricado no próprio país.
A China busca posicionar o C919, fabricado pela Comac, como um concorrente direto dos modelos A320 da Airbus e 737 Max da Boeing, desafiando a liderança de longa data dessas empresas no mercado.
Em Dezembro, o C919 fez um voo de demonstração em Hong Kong, o primeiro fora da China continental, e foi apresentado para o mundo no mês de Fevereiro, marcando um momento significativo na feira de aviação de Singapura, um dos eventos mais prestigiados do setor na Ásia.
O avião voa comercialmente na China desde Maio de 2023, embora ainda não tenha compradores fora do país.
Este lançamento simboliza um esforço significativo de Pequim, que procura desafiar a hegemonia histórica das grandes empresas de aviação e diminuir sua dependência de tecnologia estrangeira, representando um marco no desenvolvimento industrial e tecnológico do país.
O primeiro pedido do modelo foi para a chinesa Tibet Airlines, que assinou contrato para compra de 40 unidades.
Apesar do sucesso com o pedido, a Comac enfrenta desafios para atrair compradores internacionais, mantendo os detalhes financeiros das negociações sob sigilo.
China perde posto de maior exportador para os EUA após 17 anos
Após 17 anos de liderança como o maior exportador de bens para os Estados Unidos, a China perdeu seu posto para o México no ano passado. As tensões comerciais entre as duas maiores economias do mundo remodelaram significativamente as cadeias de suprimentos e resultaram em uma queda nas importações de bens chineses pelos EUA.
Dados do Departamento de Comércio dos EUA revelaram que as importações americanas de produtos chineses diminuíram mais de 20% entre janeiro e novembro, em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.