Quais são os passos essenciais que você não pode deixar de lado na hora de pensar em abrir um negócio físico?
É da natureza do brasileiro se reinventar, abrir o próprio negócio, dar origem a novas categorias de mercados e produtos e sempre “se virar” de alguma forma. Com a chegada da pandemia da mesma forma que diversos estabelecimentos corram risco iminente de falência, inclusive muitos foram obrigados a fecharem as portas, na segunda metade do ano, o número de empreendedores voltaram a crescer, dobrando o número de interesses e pesquisa no google pela frase “como empreender”.
Mas junto com essa frase que guia e representa o primeiro passo de milhões de brasileiros em direção ao empreendedorismo, também é a abertura de uma porta para inúmeras outras dúvidas e questões sobre o assunto:
- Será que existe diferença em como abrir um pet shop ou uma loja de roupas?
- Alguma dica específica para cada setor?
- É mais vantajoso abrir um e-commerce ou uma loja física?
Descubra 5 dicas de como abrir seu negócio físico
Veja abaixo as 5 dicas que preparamos para que você tenha um norte quanto a abertura de um negócio físico.
Índice de conteúdo
1) Seja pessimista quanto aos seus gastos e lucros
O principal erro dos novos empreendedores é errar na rentabilidade do negócio e esquecer de fazer um bom planejamento, como por exemplo ter uma planilha de controle de gastos da empresa. É normal que ao longo do caminho o empreendedor se empolgue e acabe gastando com coisas inicialmente “desnecessárias” e aos pouco ir descobrindo que precisava ter gasto mais com isso ou aquilo. No entanto, todos esses erros são cabíveis, contudo o maior erro de todos os empreendedores está no fato de imaginarem que conseguiram começar a lucrar de forma mais rápida e a um curto prazo do que o imaginado. Para quem resolve abrir um espaço físico é essencial garantir o pagamento de infraestrutura a médio/longo prazo, como aluguel, água luz, internet etc.
2) Defina com quem você quer trabalhar
Outra grande falha dos empreendedores é pensarem apenas sobre os eu negócio em si, e esquecerem de pensar em para quem estão estão fazendo e montando tudo aquilo. Essa é uma decisão importante, porque ajuda o empreendedor a fazer melhores escolhas, das mais simples às mais complexas, como: formas de pagamento, linguagem da marca, divulgação e até mesmo os produtos vendidos. Definir um público-alvo para o seu empreendimento não significa excluir outro públicos e consumidores, significa apenas que você irá setar com quem vão falar especificamente.
3) Esteja onde seu público está
Depois de definir seu alvo, algumas decisões tão essenciais para uma loja física ficam mais fáceis. Não adianta você abrir uma loja onde a frequência daquele bairro ou local não seja aqueles com que você quer e precisa falar. Escolher o local da loja, serviço exige um bom planejamento e análise do ambiente, por exemplo: se o seu público são os jovens, estas próximo a colégios e faculdades faz parte de uma boa escolha, ao mesmo tempo que se torna uma escolha péssima se você vende serviços para idosos.
4) Não deixe dúvidas sobre quem você é
Que atire a primeira pedra quem nunca passou na frente de um estabelecimento e ficou em dúvida sobre o que aquela loja se tratava, que atire a segunda pedra quem em algum momento precisou desesperadamente comprar algo e meses depois descobriu que essa mesma loja que você nunca soube ao certo sobre o que se tratava vendia exatamente o que você precisava, mas por não saber o que ela vendia, nem passou pela sua cabeça procurar lá. É isso o que acontece recorrentemente com empreendedores que não expõem exatamente o que aquele ambiente é. Deixar explícito o seu serviço é essencial para que as pessoas busquem e indiquem seu estabelecimento.
5) Conheça o seu serviço do início ao fim
É preciso conhecer o serviço que você está oferecendo, é preciso saber falar sobre ele, suas qualidades e defeitos, por um único motivo, é preciso vender ele para o seu público, e ele vai questionar sobre tudo aquilo que você já acha que conhece. Além disso, é necessário que todos os seus funcionários tenham o mesmo conhecimento, porque só conseguimos falar sobre aquilo que conhecemos e eles precisam falar sobre o produto. Um bom atendimento e conhecimento do assunto é decisivo na hora de fazer uma venda.
Por fim, e não menos importante, leve em conta o cenário atual de pandemia e como o seu negócio pode se adaptar para oferecer segurança ao seu cliente, e pense também na opção de delivery e e-commerce.