Colunistas

Fernand Haddad: o que é a escola de Frankfurt, visão marxista do futuro ministro da fazenda

fernando haddad
fernando haddad

Ex-prefeito da cidade de São Paulo, Fernand Haddad (PT) também já foi ministro da educação nos governos Lula e Dilma entre 2005 e 2012. O desempenho da pasta nestes anos é conhecido por todos. Agora, como já anunciado ministro da fazenda do próximo governo Lula (PT), o que podemos esperar pelos próximos 4 anos?

A escola de Frankfurt leva esse nome porque foi fundada em 1924 em Frankfurt, Alemanha. Formada por filósofos e sociólogos marxistas, os frankfurtianos se utilizam da teoria crítica, conjunto de ideias usados para problematizar as características do capitalismo pela ótica comunista.

Você pode não saber ao certo o que é essa tal de “teoria crítica”, mas já a presenciou em algum momento. Paulo Freire teorizou que o “senso crítico” (leia-se: a capacidade de criticar qualquer coisa de qualquer forma) era parte fundamental da formação de um cidadão. O resultado? A doutrinação marxista nas escolas.

Se na educação temos um desastre, na economia não seria diferente. Os representantes dessa imaginação filosófica, ao perceberem a iminente queda da URSS, passaram a chamar o regime soviético de “capitalismo de estado.” Assim, o sonho comunista ainda permaneceria vivo nos sonhos dos intelectuais.

Porém, diferente dos leninistas e ao lado dos gramcistas, a escola defende a introdução do pensamento revolucionário por vias culturais, de forma que ela seja aceita naturalmente no decorrer do tempo. Ainda assim, em um cenário de liberdade total ou parcial do ministério da economia, o que podemos esperar pode ser traduzido por uma anedota histórica:

Em uma entrevista para integrar a Gosplan, comitê soviético de economia, a seguinte pergunta era feita aos entrevistados:

‘Quanto é 2 + 2?’ O dono da vaga pertencia a quem respondia: ‘Quanto você quer que seja?’

Disclaimer: este artigo é de responsabilidade exclusiva do colunista e não reflete necessariamente a opinião do Guia do Investidor.