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Meta para 2023: construa uma marca corporativa pessoal

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Metas alcançadas e outras nem tanto… Com o final do ano se aproximando, é chegado o momento de fazer um balanço sobre tudo o que foi e não foi efetivamente realizado nos últimos meses e se preparar para o próximo período. Para quem está no mercado de trabalho não é diferente. De olho em 2023, construir uma marca corporativa pessoal forte é uma boa alternativa para começar se destacando dos concorrentes.

Com o mercado de trabalho em alta, a construção de uma carreira sólida e diferenciada passa também por ter uma marca pessoal que faça com que o profissional se diferencie dos demais. Há quem pense que esse processo é privilégio de poucos ou objetivo dificilmente alcançável. Pelo contrário, são pequenas ações, realizadas de forma recorrente, que vão fazer com que a pessoa consiga se manter em evidência.

Uma das medidas diz respeito ao fato de o profissional ser ativo no LinkedIn, rede social voltada para carreira. Realizar publicações pertinentes e participar de discussões nesse ambiente virtual farão com que seja visto com bons olhos e, principalmente, lembrado pelo mercado. O ideal é que ele possa expor o ponto de vista sobre assuntos que estão em alta, apresente considerações oportunas e amplie o debate sobre temas relevantes. Além de aproveitar o momento para se posicionar, terá a chance ainda de se apresentar como um bom mediador.

Fora do ambiente virtual, ter uma marca pessoal corporativa implica ainda em participar de eventos sobre a área de atuação, não apenas como ouvinte, mas como palestrante. Além de gerar visibilidade, estar presente nessas ocasiões importantes para o mercado vai fazer com que ele seja considerado uma referência, ou seja, uma autoridade no assunto. A partir disso, é fundamental criar um nicho de atuação, um público-alvo e utilizar uma mensagem única, consistente e cativante. Vale lembrar que essa mensagem também deve extrapolar para a vida pessoal.

Uma prática que começa no ambiente físico e que pode repercutir no digital também é a realização de encontros de networking como almoço e café com alguém da área. Um registro desse evento pode ser feito e publicado nas redes sociais, o que pode gerar uma postagem no LinkedIn e engajamento por parte dos seguidores.

Assim como numa marca de um produto, o profissional precisa ter um nome forte no mercado para poder ser facilmente lembrado e identificado. Nesse caso, o fundamental é fortalecer o sobrenome, escolhendo o que mais terá impacto e se diferencie no mercado. Outra forma de ter uma marca pessoal é desvincular o sobrenome corporativo ao da empresa em que trabalha. Na verdade, a pessoa está apenas atrelada temporariamente à empresa e não tem um vínculo eterno.

Sabemos que para algumas pessoas esse caminho não é natural e nem rápido, mas na verdade, ele é possível sim. Nos percalços cotidianos e nas falhas do dia a dia, o importante é manter uma atitude positiva, que até poderá servir de inspiração para outras pessoas. Quem conseguiu chegar até lá sabe que o final será recompensador. Então, 2023 será só o começo desse processo.

Por Bruno Martins, CEO da Trilha Carreira Interativa.