Colunistas

Transformando a jornada financeira: como gerar valor para seus clientes?

movimento de vendas de brinquedos para o dia das criancas comercio varejista nas ruas do polo saara centro do rio de janeiro ffraz abr 100720210104
movimento de vendas de brinquedos para o dia das criancas comercio varejista nas ruas do polo saara centro do rio de janeiro ffraz abr 100720210104

Os dados, progressivamente, vêm se tornando mais protagonistas nas diversas áreas da economia, e por isso, o contexto atual estimula que as empresas busquem melhorar de forma considerável as experiências dos consumidores através deles.

Para se ter uma ideia, de acordo com dados do Gartner, 80% das empresas brasileiras já reconhecem a importância dos dados para a execução dos seus processos e tomadas de decisões mais assertivas. No entanto, quando pensamos em maturidade de dados, a maior parte das organizações ainda está no primeiro nível de uma cultura de dados.

Os cases bem-sucedidos do mercado evidenciam a importância do uso de dados e processos automatizados, visto os vários upgrades que pode se obter. Dentre eles, reduzir consideravelmente o retrabalho, cortar custos e, por que não, adequar a jornada financeira às preferências do consumidor digital. Por conta deste cenário em que a experiência do cliente é de suma importância, uma gestão de dados efetiva passa diretamente por informações que capacitarão o consumidor a ter uma experiência personalizada, mais clara e com maior possibilidade de geração de valor para o negócio.

Os riscos de uma gestão ineficiente dos dados

A evolução desse processo de validação de dados é complexa, e eventualmente pode ter erros se a leitura de dados for equivocada. Portanto, é necessário que a análise aconteça desde a coleta de informações até seu processamento, para que a entrega ao cliente seja concluída da melhor forma.

Quando um dado errado é utilizado como base de um projeto, por exemplo, a operação corre riscos como um todo. E erros como este podem ter custos altos e que são difíceis até de calcular o prejuízo do atrito causado. Portanto, para garantir uma jornada de valor aos clientes, é necessário trabalhar para prevenir os erros já na etapa inicial do projeto, a fim de evitar que falhas iniciais conduzam as ações. Nesse sentido, algumas práticas e caminhos para que uma empresa possa evoluir são fundamentais, a fim de obter crescimento e melhorar a jornada de seus clientes nos canais digitais.

Adequação à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados)

Segurança é fator fundamental e indispensável para qualquer cliente, independente do ramo de atuação ou segmento de uma empresa. Portanto, o mercado vem buscando formas de criação e promoção de espaços digitais que sejam seguros e que estejam adequados à LGPD, legislação brasileira que regula as atividades de tratamento de dados pessoais.

Garantir a segurança dos dados pessoais de quem acessa sua plataforma é uma premissa básica para as empresas. E com a automação do fluxo de dados, tornou-se completamente palpável a possibilidade de estabelecer uma cultura de prevenção a erros, que ajuda de maneira direta na queda vertiginosa do envio e captação de informações incorretas. Além de, evidentemente, satisfazer o cliente final e ainda evitar sanções que podem prejudicar o andamento e crescimento do negócio.

Personalização

A personalização é uma outra ação que traz impactos positivos por meio da análise de dados. Atualmente, a demanda dos clientes por uma jornada hiperpersonalizada cresceu consideravelmente, e para suprir essa necessidade, as empresas buscam as maneiras mais criativas e disruptivas de promover uma entrega que considere todas as particularidades do cliente na comunicação financeira, por meio do envio de mensagens individualizadas e específicas para cada consumidor, por exemplo.

Eventualmente, pode acontecer que um novo usuário abandone a jornada e se desinteresse. Entretanto, a oportunidade de desenvolver um relacionamento com ele não precisa ser perdida para sempre. Nesse sentido, outra prática que pode ser utilizada, é incentivar o envolvimento da marca com os usuários em vários canais. O uso de métodos adicionais de comunicação pode ser de grande valor para buscar a criação de laços para além do site, visto que tem potencial de reengajar o usuário em um momento que seja mais conveniente.

Se valendo de uma estratégia multicanal, isto é, uma gestão das comunicações financeiras abrangente, que englobe uma variedade de meios digitais, a empresa incentiva o envolvimento do usuário continuamente. Dessa forma, é possível adaptar a experiência de acordo com as especificidades de cada canal digital e o contexto de cada cliente. Contando com uma rede orquestrada de comunicação, que vai desde os disparos de e-mails, mensagens de SMS e notificações personalizadas, a distância entre o usuário e a marca se encurta, facilitando o reengajamento e reduzindo a queda de usuários ao longo do funil de conversão.

Além disso, uma alternativa que tem grande potencial é trabalhar e testar variações de notificações. Desta forma, pode se apresentar eventuais incentivos ou benefícios ao visitante, que poderá ter acesso caso compartilhe um endereço de e-mail, por exemplo.

Neste contexto em que o usuário é o centro das ações, promover informações e experiências hiperpersonalizadas aos clientes colabora com uma jornada de uso aprimorada e muito mais agradável aos usuários, exigindo progressivamente que as empresas do segmento de serviços financeiros e outros serviços adotem estratégias modernas de personalização.

Quais as vantagens de oferecer uma jornada hiperpersonalizada?

A adesão da hiperpersonalização é de enorme valor para que a experiência do cliente seja satisfatória, transformando toda a comunicação com a empresa. Afinal, contextualizar ofertas e experiências que entregam de acordo com o perfil único de cada visitante pode ser uma peça-chave na fidelização do cliente.

Para finalizar, é bom salientar que, apesar dos dados serem de extrema importância, uma série de fatores precisam colaborar para que a análise dessas informações funcione de forma efetiva. Portanto, tão importante quanto decidir pela análise de dados é contar com tecnologias compatíveis para que essa estrutura se torne bem-sucedida, impactando toda a comunicação entre as organizações e seus clientes.

Danilo Pecorari é CEO da :hiperstream. Com vasta experiência em Tecnologia da Informação, já atuou em segmentos como Marketing Digital, E-commerce, Gestão Corporativa e Inteligência de Dados.