Continua após o anúncio
O Ibovespa oscila entre perdas e ganhos nessa 5ªF, sem direção definida mesmo após a divulgação de parte do ministério do futuro governo Lula. Nomes da área econômica, contudo, como o Planejamento, não foram divulgados.
Mais tarde, Fernando Haddad informa secretários da Receita e Tesouro, mas nomes já ventilados como certos tiveram reação neutra no mercado. Há pouco, o Ibov subia 0,07%, a 107.513,52 pontos.
Entre os destaques, IRB (#IRBR3) cai 6,9% após ter disparado quase 25%, ontem. No lado positivo, bancos e Petrobras (#PETR; #PETR4) sobem. Dólar à vista (-0,57%, a R$ 5,1738) e juros caem. Segundo traders, a alta das commodities tem beneficiado a divisa de exportadores como o Brasil. Em NY, as bolsas fazem mínimas sucessivas (Dow -1,43%; S&P -1,74%; Nasdaq -2,36%) após o PIB dos EUA (+3,2%) maior que o esperado (+2,9%) no 3º trimestre e dados de auxílio-desemprego mostrando que o mercado de trabalho segue forte no país, o que implica política monetária apertada por mais tempo. O índice DXY sobe 0,15%, a 104,314 pontos. Os juros dos Treasuries sobem no curto prazo e caem no longo.
Os nomes do governo Lula
Índice de conteúdo
Secretários
Secretaria das Relações Institucionais
Lula anuncia Alexandre Padilha como ministro das Relações Institucionais. Padilha foi ministro da Saúde e das Relações Institucionais. É médico e deputado federal.
Secretaria Geral da Presidência
O nome escolhido é Marcio Macedo, deputado federal, vice-presidente do PT. Biólogo formado pela Universidade Federal de Sergipe, foi secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Sergipe.
Advocacia-Geral da União
Jorge Messias, procurador da Fazenda Nacional
Controladoria Geral da União
Vinícius Carvalho, advogado e ex-presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
Ministros
Margareth Menezes como ministra da Cultura
Margareth é cantora baiana, referência para a música brasileira. Fundadora do selo Estrela do Mar Records e da Associação Fábrica Cultural.
Ministério da Saúde
Nisia Trindade. É presidenta da Fiocruz desde 2017 e socióloga. É professora da Casa de Oswaldo Cruz e do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IESP-UERJ).
Ministério da Educação
Camilo Santana, foi governador do Ceará por duas gestões e senador eleito pelo Estado. Formado em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará e mestre em desenvolvimento e meio ambiente.
Ministério da Gestão
Ester Dweck é economista, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro e atuou no Ministério do Planejamento.
Ministério dos Portos e Aeroportos
Marcio França foi governador de São Paulo, prefeito de São Vicente, deputado federal e é presidente da Fundação João Mangabeira.
Ministério da Ciência e Tecnologia
Luciana Santos, vice-governadora de Pernambuco, presidenta do PCdoB e foi deputada federal. Engenheira Elétrica formada pela Universidade Federal de Pernambuco.
Ministério da Mulher
Cida Gonçalves, foi secretária nacional do enfrentamento à violência contra mulher e ajudou a fundar a Central dos Movimentos Populares no Brasil.
Ministério do Desenvolvimento Social
Wellington Dias foi por quatro vezes governador do Piauí e eleito duas vezes senador pelo Estado. Foi deputado federal e estadual.
Ministério do Trabalho
Luiz Marinho foi ministro do Trabalho e Previdência, prefeito de São Bernardo do Campo e ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.
Ministério da Igualdade Racial
Anielle Franco é diretora do Instituto Marielle Franco. É graduada em Inglês e Literaturas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e em Jornalismo pela universidade estadual da Carolina do Norte.
Ministério dos Direitos Humanos
Silvio Almeida é pós-doutor pela Faculdade de Direito da USP, professor da FGV e Mackenzie e professor visitante da Universidade de Columbia. Presidente do Instituto Luiz Gama.
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio
Geraldo Alckmin, vice-presidente eleito do Brasil, governador de São Paulo por quatro mandatos, foi deputado federal e prefeito de Pindamonhangaba. Coordenou a equipe de transição.
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.