Continua após o anúncio
O Ibovespa (IBOV) operava entre perdas e ganhos na abertura do pregão desta quarta-feira (18), enquanto os mercados globais ensaiam uma pausa no rali da véspera, com investidores avaliando fala mais dura do presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell.
Na véspera, Powell disse que o banco central dos Estados Unidos “continuará insistindo” em apertar a política monetária até ficar claro que a inflação está arrefecendo. O Ibovespa subiu 0,51% no pregão, impulsionado pela reabertura econômica na China.
Para a Commcor, a melhora dos mercados ontem seguida pela reversão do sentimento hoje cedo “apenas reforça a realidade de insegurança e consequente volatilidade nos mercados”.
“Temos uma combinação de alta inflação, com Bancos Centrais se vendo obrigados a reagir com apertos significativos em suas políticas monetárias”, destaca.
As bolsas americanas também abrem em queda nesta manhã:
Dow Jones cai 0,86% (32.374,78); S&P -1,13% (4.042,82); Nasdaq -1,61% (11.791,36)
O que afeta a bolsa brasileira
A corretora Commcor avalia que a participação do presidente e diretores da Petrobras (PETR4), bem como de Roberto Campos Neto, presidente do BCB, no Congresso “Mercado Global de Carbono, Descarbonização & Investimentos Verdes”, a partir de 9h desta quarta, é um “relevante risco de reviravoltas”.
“Embora o tema não seja muito pertinente ao atual momento de mercado, é iminente o risco de falas no âmbito da política monetária local”, diz.
Entre os destaques do dia está também a votação da privatização da Eletrobras (ELET6) no TCU.
A expectativa é que o tribunal autorize a desestatização, já aprovada na Câmara e no Senado no ano passado, e que deve ser finalizada até agosto para não se sobrepor ao calendário eleitoral.
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.