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Ao fazer uma análise breve de mercado, é possível perceber que nunca foi tão crucial para um negócio obter relevância online como nos dias de hoje. Para alcançar mais clientes, se destacar da concorrência e superar as metas, praticamente todas as empresas e profissionais autônomos dependem das vendas digitais.
Nesse aspecto, para melhorar a performance online de um negócio, é fundamental entender como os usuários chegam até a sua página na web. A análise dessa informação torna possível desenvolver estratégias efetivas e constatar se os esforços de marketing digital de um site estão dando o resultado desejado.
As possíveis fontes de acesso a um site
Existem várias fontes de acesso disponíveis para os usuários chegarem até um site. Entre elas, as mais comuns são:
- Busca paga: São os acessos gerados a partir de pesquisas nos mecanismos de busca e cliques em links patrocinados, através de mecanismos como Google AdWords e Yahoo Bing Network.
- Busca orgânica: São os acessos provenientes dos mecanismos de busca, mas que não foram feitos a partir de links patrocinados.
- Redes sociais: Consiste nos acessos de usuários que chegam ao site por meio das mídias sociais, como Instagram, Facebook e Twitter.
- E-mail: São os acessos que chegam ao site através de links enviados por e-mail.
- Direto: Diz respeito aos acessos dos usuários que entram no site diretamente após digitar o endereço no navegador, ou então ao clicar na página salva em seus favoritos.
- Redirecionamento: São os acessos vindos de outras páginas, que por algum motivo tinham um link redirecionando ao site.
- Mídias de display: Consiste nos acessos vindos de campanhas em mídias de display. Ou seja, eles ocorrem quando os usuários clicam em anúncios divulgados em páginas relevantes para o tema do site, como um banner de aposta online no Brasil anunciado em uma plataforma de notícias.
Como identificar e analisar os acessos de um site?
Com a importância na análise dos acessos e outros dados estratégicos dos sites, existem várias ferramentas capazes de auxiliar nessa atividade.
Uma delas é o Google Analytics, que oferece um panorama geral sobre a origem de tráfego das páginas web. Para simplificar a avaliação, essas ferramentas separam as informações em mapas e gráficos, exibindo os números e porcentagens de uma forma fácil de visualizar.
Através de suas funções mais avançadas, o Google Analytics também possibilita que o administrador do site investigue a taxa de rejeição, que é o número de usuários que deixam o site rapidamente logo após acessá-lo, e veja quais as páginas que recebem o maior número de cliques e retém os usuários por mais tempo.
Além disso, a ferramenta informa se os visitantes costumam utilizar a barra de rolagem do site, ou seja, se o conteúdo localizado no final das páginas está sendo visto.
Esses são apenas alguns exemplos do conteúdo informativo que a análise de acessos é capaz de gerar. No entanto, vale ressaltar que é preciso saber interpretar essas informações corretamente para que elas possam trazer os resultados esperados.
Disclaimer: Este conteúdo tem a funcionalidade exclusivamente informativa, não constituindo aconselhamento de investimento ou uma oferta de investimento. O Guia do Investidor não é responsável por qualquer conteúdo, produtos ou serviços mencionados neste artigo.
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