Continua após o anúncio
Comparar preços e pesquisar avaliações de outros clientes são formas simples de comprar com segurança e acertar sempre
Todos sabemos que comprar pela internet oferece muita praticidade, com a conveniência de encontrar produtos diversos no conforto de casa e a qualquer hora do dia. A variedade é outro ponto forte, com opções que vão desde eletrônicos até itens de moda. Além disso, é possível encontrar diversos cupons de desconto, tornando o valor final da compra ainda mais acessível e vantajoso.
Apesar dos muitos benefícios, muita gente pode errar nas compras on-line. Às vezes, a foto do produto apresenta uma cor e pessoalmente é outra ou o tamanho não é exatamente o seu. Isso pode gerar muita frustração, e quem passa por isso muitas vezes pode querer desistir das compras on-line e voltar para as lojas físicas.
Entretanto, seguindo algumas práticas simples, você consegue acertar nas escolhas e fazer uma boa compra pela internet. Para te ajudar com isso, separamos no artigo abaixo 6 dicas de como fazer uma boa compra on-line!
Índice de conteúdo
1. Pesquise as avaliações de outros clientes
A principal vantagem de comprar pela internet é poder acompanhar de pertinho o que os outros falam sobre determinadas lojas. Use isso a seu favor, sempre buscando opiniões e depoimentos de quem já comprou o produto que você quer ou já fez um pedido na loja que você está de olho.
Isso evita fazer escolhas erradas, ajudando a encontrar produtos bons e garantindo que suas compras estão sendo feitas em lojas seguras.
2. Compare preços em diferentes lojas
Na internet, é muito mais fácil conferir os preços em lojas diferentes. Para isso, você pode usar os comparadores de preços.
Os comparadores são ferramentas que comparam automaticamente o preço do mesmo produto em diferentes lojas. Isso permite que você sempre escolha a opção mais barata ou com o melhor custo-benefício para você.
3. Leia a descrição detalhada dos produtos
Na internet, nem sempre temos a chance de ver o produto fisicamente antes de comprar. Por isso, a leitura atenta da descrição do item é essencial, como:
- Tamanho;
- Material;
- Voltagem;
- Cor;
- Peso;
- Dimensões;
- Capacidade;
- Compatibilidade;
- Itens inclusos.
Esses pequenos cuidados garantem que o produto atenda exatamente às suas expectativas.
Além disso, alguns produtos podem ter características específicas que não ficam claras apenas pelas imagens. A leitura da descrição é uma etapa importante para evitar compras equivocadas.
4. Prefira sites confiáveis
Para ter ainda mais segurança na sua compra, sempre prefira sites de confiança, aqueles mais conhecidos pelo público ou que realmente possuam selo de segurança.
Sempre compre em sites que conseguem proteger os dados que você coloca neles, isso é superimportante quando falamos de compras on-line, já que, muitas vezes, precisamos colocar os dados do nosso cartão para concluir a compra.
5. Utilize métodos de pagamento seguros
Na hora de fechar a compra, dê preferência a métodos de pagamento que garantam mais segurança, como cartões de crédito ou sistemas de pagamento on-line confiáveis. Evitar pagamentos via boleto bancário pode ser uma boa estratégia, pois, em casos de fraudes, o ressarcimento é mais difícil.
6. Verifique a política de devolução
Mesmo seguindo todas as dicas deste conteúdo, sempre tem a chance de precisar trocar o produto, seja porque veio com defeito, seja porque você mudou de ideia depois.
Por isso, antes de comprar em qualquer loja, dê uma olhada na política de devolução. Lá, estará descrito como funciona todo o processo de devolução, como:
- Como solicitar a devolução no site;
- Se a troca é gratuita;
- Em quantos dias o cliente pode trocar a peça;
- Entre outros.
Mas um ponto para você se atentar é sobre o prazo de devolução. Segundo o Código de Defesa do Consumidor, nas compras on-line, você tem até 7 dias úteis para pedir pela devolução do produto com estorno do seu dinheiro.
Portanto, ao receber o produto, analise nos primeiros dias se o que você comprou é o que desejava. Caso não, solicite a troca ou devolução.
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.