Continua após o anúncio
O setor imobiliário está passando por uma grande transformação tecnológica com a recente autorização do Conselho Federal de Corretores de Imóveis (CONFECI) para o uso da tecnologia blockchain.
A iniciativa, inédita no país, tem como objetivo modernizar o processo de fiscalização das atividades de mediação imobiliária, acompanhando as novas tecnologias utilizadas pelo mercado.
O Sistema de Registro Gerenciado (SGR) permitirá o registro de autorizações de mediação de negócios imobiliários de forma virtual, aumentando a eficiência e economia do processo. Além disso, a medida deve contribuir para a redução de conflitos no mercado imobiliário.
O SGR possibilita o registro criptografado de contratos e documentos, com a segurança da tecnologia blockchain, permitindo a vinculação automática de aditivos contratuais e documentos sequenciais, que podem ser acessados a qualquer momento pelos responsáveis pelo registro, incluindo a obtenção de cópias autenticadas.
A implementação da tecnologia blockchain no setor imobiliário no Brasil é mais uma prova de como essa tecnologia pode revolucionar diversos segmentos da economia, trazendo agilidade, segurança e transparência para os processos.
É certo que ainda haverá muitos desafios pela frente, mas a expectativa é que essa iniciativa traga muitos benefícios para todos os envolvidos no mercado imobiliário.
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.