Guia do Investidor
braskem GDI
Notícias

Crime Braskem: PF finaliza inquérito sobre mineração em Maceió e indicia 20 pessoas

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

  • A Polícia Federal finalizou a investigação sobre crimes de mineração de sal-gema em Maceió, resultando em 20 indiciamentos
  • A petroquímica Braskem explorava sal-gema há décadas, utilizando o material para produzir químicos como cloro e PVC
  • Desde 2018, moradores relataram rachaduras em ruas e edifícios, levando ao afundamento do solo e remoção de famílias de áreas afetadas
  • A PF indiciou 20 pessoas, envolvendo seis crimes, incluindo três previstos na Lei de Crimes Ambientais
  • A empresa declarou que está colaborando com as investigações e reafirmou seu compromisso com as leis e reparações à cidade

A Polícia Federal (PF) anunciou nesta sexta-feira a conclusão de um inquérito que investiga crimes associados à mineração de sal-gema sob o solo de Maceió, resultando no indiciamento de 20 indivíduos. No entanto, o órgão não divulgou os nomes dos acusados nem especificou as infrações que motivaram as investigações.

Leia mais  Novonor reitera que não houve evolução na venda de sua participação na Braskem (BRKM5)

A petroquímica Braskem (BRKM5) conduziu as atividades de exploração de sal-gema durante várias décadas. A empresa utilizou o sal-gema extraído na produção de produtos químicos essenciais, como cloro e PVC, em uma unidade próxima à cidade.

Problema intensificado

Em 2018, o cenário começou a mudar quando moradores de diversos bairros relataram o surgimento de rachaduras nas ruas e edifícios. O problema se intensificou, levando a um afundamento do solo e forçando a remoção de milhares de famílias de áreas afetadas.

Em um comunicado, a PF informou que enviou os autos do inquérito ao Juízo da 2ª Vara Federal de Alagoas para as devidas providências. A PF também comunicou a conclusão do inquérito à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a situação.

“Os autos do inquérito foram encaminhados ao Juízo da 2ª Vara Federal de Alagoas para as providências cabíveis. A Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga o caso também foi informada sobre a conclusão das investigações”, disse a PF em comunicado à imprensa.

Em resposta, a Braskem declarou que ainda não teve acesso ao relatório completo da PF, mas reafirmou seu compromisso em colaborar com as investigações. A empresa ressaltou que tem seguido todas as leis e regulamentos do setor e que tem investido bilhões de reais em reparações para a cidade e seus habitantes. Além disso, a Braskem expressou confiança nos indivíduos mencionados no inquérito.

“Desde o início das apurações contribuiu, assim como seus integrantes, com as informações e esclarecimentos ao seu alcance”, afirmou a companhia. E, acrescentou que “sempre atuou em conformidade com as leis e regulações do setor”.

A PF destacou que os indiciamentos incluem seis crimes, três dos quais estão previstos na Lei de Crimes Ambientais (9.605/1998), evidenciando a seriedade da investigação e suas implicações para a proteção ambiental e social na região.

Leia mais  J&F apresenta proposta para a compra da Braskem (BRKM5)

A empresa

A Braskem é uma das maiores petroquímicas do Brasil e da América Latina, atuando na produção de resinas plásticas, químicos e outros derivados do petróleo. Fundada em 2002, a empresa tem sua sede em São Paulo e opera várias unidades industriais em diferentes estados brasileiros, além de instalações internacionais. A Braskem é conhecida por sua produção de polietileno, polipropileno e PVC, que são utilizados em uma ampla gama de produtos, desde embalagens e utensílios domésticos até peças automotivas e produtos de construção.

A empresa também se destaca por suas iniciativas de sustentabilidade, incluindo a produção de plásticos a partir de fontes renováveis, como o etanol da cana-de-açúcar. Contudo, a Braskem tem enfrentado desafios, como as investigações relacionadas a suas atividades de mineração de sal-gema em Maceió, que levaram a preocupações sobre o impacto ambiental e social em áreas afetadas por afundamentos de solo.


Leia mais  Braskem confirma emissão de títulos de dívida no exterior para captação de US$ 850 milhões
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Quaest: 74% acham que STF incentiva corrupção ao anular Lava Jato

Rodrigo Mahbub Santana

Resumo do Dia: Empresas brasileiras atuantes nos EUA, BRF expande na Arábia, PF conclui inquérito Braskem e SP bate recorde imobiliário

Paola Rocha Schwartz

PF lança Operação Wolfie para combater tentativa de fraude de R$ 300 mi no BNDES

Paola Rocha Schwartz

PF desmantela mineração cripto em servidores da Anvisa

Fernando Américo

Polícia Federal investiga presidente do PRTB por ameaças a ex-vice

Paola Rocha Schwartz

Braskem (BRKM5) anuncia recompra de títulos e prepara nova emissão de dívida

Paola Rocha Schwartz

Deixe seu comentário