Criptomoedas

CVM patrocina startups para monitorar o mercado com IA

A CVM anunciou o patrocínio de duas startups de inteligência artificial, com o objetivo de aprimorar o monitoramento no mercado financeiro.

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A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) anunciou um acordo para patrocinar duas startups de inteligência artificial, com o objetivo de aprimorar o monitoramento de pessoas e empresas no mercado financeiro brasileiro. As duas iniciativas selecionadas receberão um financiamento de quase 6 milhões de reais para desenvolver suas soluções tecnológicas.

O processo de seleção e financiamento contou com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), além do suporte técnico do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGISP) e da Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

Empresas selecionadas

O edital, divulgado em fevereiro de 2024, resultou na escolha de duas empresas especializadas em inteligência artificial para atender a dois desafios específicos:

  1. Análise de Registros de Emissores: A empresa Inovia Pesquisa Aplicada e Desenvolvimento em Inteligência Artificial Ltda. foi selecionada para desenvolver uma solução que permitirá à CVM analisar registros de emissores de maneira mais eficiente. A solução utilizará IA para interpretar informações extraídas de documentos não estruturados e identificar possíveis incoerências, erros ou omissões, agilizando o processo de análise.
  2. Identificação de Vínculos Não Explícitos: A Aetos Tech Ltda. foi escolhida para criar uma ferramenta de IA capaz de identificar vínculos não explícitos entre pessoas e/ou instituições. Essa solução buscará dados em diversas fontes para estruturar informações que possam revelar conexões não evidentes, além das já detectadas pelos métodos tradicionais da CVM.

Impacto e inovação

A Superintendente de Planejamento e Inovação da CVM, Vera Lúcia Simões, destacou a qualidade técnica dos avaliadores envolvidos na seleção das propostas, e Marcelo Lopes, Gerente de Inovação, elogiou o trabalho realizado na definição do escopo dos projetos.

O Presidente da CVM, João Pedro Nascimento, reforçou o compromisso da autarquia com a inovação no mercado de valores mobiliários, afirmando que a adoção de novas tecnologias é fundamental para a evolução e transformação contínua do setor.

Avanços na supervisão e investigação

As soluções de IA desenvolvidas pelas startups serão aplicadas principalmente na supervisão e investigação de atividades no mercado financeiro. A expectativa é que essas tecnologias melhorem a qualidade e eficiência do trabalho da CVM, permitindo uma análise mais ágil e precisa dos registros e vínculos entre instituições e pessoas.

Essas iniciativas estão em linha com o crescente uso de inteligência artificial no setor público, como observado na Argentina, onde a IA está sendo utilizada para “prever crimes futuros”. No Brasil, essas inovações têm o potencial de impactar não apenas o mercado de capitais, mas também investidores de criptomoedas, que podem estar sujeitos a uma supervisão mais rigorosa com o uso dessas novas tecnologias.

Inflação persistente faz empresas americanas aumentarem automação e IA

A CVM não é a única que está buscando aprimorar seus serviços com IA, quase dois terços dos diretores financeiros (CFOs) afirmam que suas empresas têm como prioridade estratégica automatizar tarefas tipicamente realizadas por funcionários. Entre as empresas que tem planos nesse sentido para os próximos 12 meses, a maioria espera implementar a Inteligência Artificial (IA) para realizar uma ampla gama de tarefas. As informações são da mais recente edição da Pesquisa com CFOs realizada pela Escola de Negócios da Universidade de Duke (EUA), a Fuqua School of Business, em colaboração com os Bancos Centrais (FED) de Richmond e Atlanta.

Finalizada no dia 3 de junho, a pesquisa com cerca de 450 executivos também indicou que as perspectivas econômicas se mantiveram moderadas no trimestre, embora a maioria dos CFOs consultados espere uma aceleração nos preços de seus produtos acima do normal.

No último ano, quase 60% das empresas (84% das grandes companhias) implementaram software, equipamentos ou tecnologia para automatizar tarefas anteriormente realizadas por funcionários. As organizações indicam que usam a automação para aumentar a qualidade do produto (58% das empresas), aumentar a produção (49%), reduzir os custos trabalhistas (47%) e substituir trabalhadores (33%). Entre o grupo de empresas que automatizaram, 37% (55% das grandes) afirmaram já ter implementado IA especificamente.