Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Demandas e reclamações de consumidores aos bancos recuam 31% em 4 anos

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

A mudança nas preferências e no comportamento do consumidor, que está cada vez mais digital, e o consequente investimento dos bancos em tecnologia para simplificar e trazer mais agilidade ao atendimento, têm contribuído para a diminuição das demandas e reclamações direcionadas aos bancos pelos consumidores.

Segundo o Relatório de Ouvidorias elaborado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que reúne indicadores de 17 instituições financeiras, o volume de solicitações de clientes aos bancos via atendimento pessoal em 2022, entre pedidos de informações, solicitações, reclamações e cancelamentos, caiu 10% em relação a 2021 — passou de 190 milhões para 171 milhões. Em 4 anos, o recuo foi de 31.5% (era 250 milhões em 2019).

O volume de demandas registradas no Sistema de Registro de Denúncias, Reclamações e Pedidos de Informações (RDR) do Banco Central e nos Procons também recuaram 11% e 23% respectivamente, no último ano. No sistema do Bacen são registrados pedidos de informações, denúncias e reclamações em desfavor das instituições financeiras.

Outro destaque do levantamento foi o alto índice de resolutividade dos canais internos dos bancos (SAC e Ouvidoria), evitando o encaminhamento para outros canais e reforçando a sua efetividade. Em 2022, o Índice de Resolutividade das Ouvidorias apresentou resultado de 96%, com 2 a cada 3 demandas resolvidas em até uma semana, demonstrando a agilidade do canal.

Para Amaury Oliva, diretor de Sustentabilidade, Cidadania Financeira, Relações com o Consumidor e Autorregulação da FEBRABAN, o recuo no volume de demandas e reclamações contra os bancos nos últimos 4 anos evidencia o aumento da efetividade no tratamento de demandas, e o esforço contínuo das instituições financeiras em simplificar, expandir e investir no relacionamento digital.

“A queda no volume das demandas e reclamações aos bancos em 2022 reflete o empenho do setor e a efetividade dos canais de relacionamento, que atendem as necessidades dos consumidores e evitam que reclamações sejam direcionadas ao regulador ou ao Procon. Em relação ao Banco Central, é a segunda queda consecutiva. No caso do Procon, houve uma queda de 23% no volume de reclamações, mesmo com o aumento do número de clientes e transações bancárias”, explica o diretor.

O relatório de 2022 aponta a preferência do consumidor pelos canais digitais, como o Fale Conosco, Chat, Redes Sociais, e-mail e Reclame Aqui, que aumentaram sua participação para cerca de 9% das demandas totais.

Leia mais  BTG ou XP Investimentos? Qual melhor corretora? Veja análise completa

Em 2022, os bancos investiram mais de R$ 35,5 bilhões em tecnologia, representando um aumento de 18% em relação à 2021, para ofertar produtos e serviços eficientes, rápidos e seguros, que possibilitam o atendimento e resolução instantâneos por meio digital.

Novidades do relatório e avanços no setor

O Relatório de Ouvidorias 2022 traz, pela primeira vez, o detalhamento por produto. Cartão de Crédito/Múltiplo foi o produto que respondeu pelo maior volume de demandas nas ouvidorias (22,5%), seguido por conta corrente (9,5%), Atendimento/Canais a apps (9%) e Cartão Consignado (6,8%).

Em relação ao Crédito Consignado, que reúne uma série de iniciativas setoriais voltadas ao aperfeiçoamento da oferta e combate ao assédio comercial, foi observada no ano uma redução significativa no número de reclamações.

Dados da plataforma pública de autocomposição e mediação de conflitos Consumidor.gov.br, da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça demonstraram queda de 48% no volume total de reclamações, quando comparado com o ano de 2021.

O relatório também traz as principais ações desenvolvidas pelo Comitê de Ouvidoria, Relações com Clientes e Canais de Atendimento da Febraban ao longo do ano voltadas à qualidade do atendimento e proteção dos consumidores.

Leia mais  Bradesco planeja adquirir 20% do Hospital Santa Lúcia

Em 2022, o comitê teve o seu escopo ampliado para abranger temasrelacionados a todos os canais de atendimento oferecidos ao consumidor, incluindo o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). Atualmente, participam do comitê 33 ouvidores de instituições financeiras de todos os portes e segmentos, traduzindo a abrangência e a diversidade do sistema financeiro no Brasil.

O comitê participou do debate que subsidiou a alteração do Decreto nº 11.034/22 (Novo Decreto do SAC) e contribuiu para o aperfeiçoamento das regras de Autorregulação da Febraban que tratam do SAC, em um esforço para consolidar boas práticas e estar à frente das obrigações previstas na regulação estatal. Dentre as alterações incorporadas no Normativo SARB nº 003/2008, que trata do SAC, destacam-se o nível de serviço, prazo de resposta, limite para call back e transferências de chamadas, divulgação dos canais de atendimento, pesquisa de qualidade, índice de efetividade e capacitação dos quadros funcionais dos bancos.

As novas regras também motivaram atualizações voltadas à acessibilidade, como a implementação de ferramentas de vídeo chamada com atendimento em Língua Brasileira de Sinais (Libras) por parte das 5 maiores instituições financeiras, entre outras iniciativas voltadas ao público vulnerável.

Leia mais  Paraná Banco está com inscrições abertas para captação de projetos de leis de incentivo fiscal 

Em 2022, as ouvidorias também contribuíram para a coordenação das duas edições do Mutirão Nacional de Orientação Financeira e Negociação de Dívidas, realizados em parceria com o Banco Central e os órgãos de defesa do consumidor, nos meses de março e novembro, que contaram com mais de 160 instituições financeiras participantes. Ao longo do ano, foram renegociados um total de 4 milhões de contratos, tendo sido alcançado o número total de 24,3 milhões de contratos em atraso repactuados pelo sistema bancário no período da pandemia (entre março de 2020 e novembro de 2022), superando R$ 1,3 trilhões em saldo devedor e R$ 200 bilhões em parcelas suspensas.

A íntegra do Relatório de Ouvidorias de 2022 pode ser acessada no site da Febraban.


Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Bancos brasileiros podem liderar o mercado de criptomoedas

Fernando Américo

Governo “confiscará” R$ 8,5 bi de valores esquecidos em bancos

Márcia Alves

Itaú confirma custódia de R$ 1,725 bilhão em bitcoin e ethereum

Fernando Américo

Ibovespa inicia com alta com maioria dos ativos em ganhos

Paola Rocha Schwartz

Bancos projetam queda do PIB e alta da inflação

Márcia Alves

Bancos funcionarão neste feriado de sexta-feira da paixão (29)?

Guia do Investidor

Deixe seu comentário