Guia do Investidor
flvio dino ministro da justia 768x512
Notícias

Dino suspende lei que pune invasores de propriedades privadas

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Entre as punições estavam uma restrição a benefícios sociais, o veto a posse em cargo público e a impossibilidade de firmar contratos com o poder público mato-grossense.

Na quinta-feira (19), o ministro do Supremo Tribunal Federal Flávio Dino suspendeu uma lei de Mato Grosso que previa sanções a “invasores” de propriedades privadas urbanas e rurais no estado.

De acordo com informações, entre as punições estavam uma restrição a benefícios sociais, o veto a posse em cargo público e a impossibilidade de firmar contratos com o poder público mato-grossense.

Para Dino, a lei de Mato Grosso amplia sanções para delitos previstos no Código Penal (violação de domicílio e esbulho possessório). Trata-se, na avaliação do relator, de invasão da competência da União, responsável por legislar sobre direito penal.

Ele também afirmou haver um risco de dano irreparável caso a medida permanecesse vigente, porque ela atingiria pessoas que podem depender de benefícios sociais.

Leia mais  Ministro da Justiça exige retratação pública após ser chamado de "comunista obeso"

Flávio Dino segue Moraes e apoia suspensão do X no Brasil

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), se alinhou com a decisão de Alexandre de Moraes e votou a favor da suspensão do X (antigo Twitter) no Brasil. 

O caso, no entanto, está sendo julgado no plenário virtual da 1ª Turma do STF, presidida por Moraes. Neste formato, os ministros não participam de debates ao vivo, limitando-se a registrar seus votos na plataforma online do tribunal. A votação está aberta até às 23h59 do dia 02.

Além de Alexandre de Moraes e Flávio Dino, a 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) é composta pelos ministros Cármen Lúcia, Cristiano Zanin e Luiz Fux.

Moraes emitiu uma decisão monocrática ordenando a retirada do X do ar no Brasil. No domingo (01), ele encaminhou, portanto, o caso para julgamento na 1ª Turma.

A suspensão do X é, portanto, mais um episódio na prolongada disputa entre Moraes e Elon Musk, proprietário da plataforma. Em 17 de agosto, o X, contudo, fechou seu escritório no Brasil e demitiu todos os funcionários locais. 

No dia 28 de agosto, Moraes intimou Musk a nomear um representante legal no país, sob pena de bloquear a plataforma. Como Musk não cumpriu a ordem, Moraes, no entanto, determinou a suspensão do X.

Leia mais  Quem é Flávio Dino? Veja os escândalos envolvendo novo Ministro de Lula

BRASIL PERDE CREDIBILIDADE COM BANIMENTO DO X, DIZ SÓCIO DA SHEIN

Logo após a decisão do ministro Alexandre de Moraes de suspender o X no Brasil, um dos principais investidores globais expressou preocupação sobre o impacto negativo para o país.

Durante um evento do grupo Esfera Brasil no Rio de Janeiro, na sexta-feira (30), Marcelo Claure destacou que o bloqueio poderá diminuir o interesse de grandes empresas em investir em infraestrutura de tecnologia no Brasil. Assim, como data centers e computação em nuvem. Claure afirmou que o Brasil tem grande potencial para atrair investimentos. Portanto, que a decisão do STF pode prejudicar esse cenário.

O Brasil tem um problema enorme. É triste ver o que está acontecendo, essa briga entre um juiz brasileiro e uma rede social. Um juiz não pode ter o poder de fechar você. Nas próximas semanas, o mundo vai olhar essa briga, e o governo brasileiro vai perder muito em credibilidade, porque a segurança jurídica será impactada. Essa é minha opinião pessoal”, afirmou Marcelo Claure.

“O Brasil é um dos países com maior potencial. O brasileiro tende a falar mal sobre a situação do Brasil, mas pessoas que investem pelo mundo como eu e que não são brasileiras sabem da oportunidade que há aqui. O Brasil tem a matriz elétrica mais limpa do mundo, que é crucial para o desenvolvimento de infraestrutura para inteligência artificial, por exemplo”, completou.

Marcelo Claure, ex-CEO da divisão internacional do gigante de tecnologia SoftBank, também é sócio da Shein e da gestora brasileira eB Capital. Esta, criada por Eduardo Sirotsky Melzer, Luciana Ribeiro e o ex-presidente da Petrobras, Pedro Parente. A Forbes estima sua fortuna em US$ 2 bilhões.

Leia mais  Flávio Dino assume no STF e promete imparcialidade

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Flávio Dino assume no STF e promete imparcialidade

Guia do Investidor

Michelle Bolsonaro critica indicação de Flávio Dino ao STF

Miguel Gonçalves

PT é “democracia com aspas”, diz Estadão, que se refere a partido como “seita”

Guia do Investidor

Bolsonaro sobre “importunação” a baleia jubarte: “A única baleia que não gosta de mim é aquela que está no ministério”

Guia do Investidor

Lula e aliados reagem a desgaste de Dino em reta final para definição ao STF

Miguel Gonçalves

Flávio Dino alerta para uso de criptomoedas por organizações criminosas

Fernando Américo

Deixe seu comentário