Ações em baixa

Febre do Labubu perde força e Pop Mart desaba na Bolsa: investidores acendem alerta

Mini versão do boneco decepciona e ações têm maior queda em cinco meses em Hong Kong.

Crédito: Depositphotos.
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  • Ações da Pop Mart caíram 8,9% em Hong Kong, maior queda em cinco meses
  • Lançamento do mini Labubu decepcionou no mercado secundário e pressiona preços
  • Apesar da febre global, analistas veem risco de perda de fôlego no crescimento

A Pop Mart, dona do fenômeno Labubu, viu suas ações despencarem quase 9% nesta segunda-feira (8) em Hong Kong. Foi a maior desvalorização em cinco meses e acendeu dúvidas sobre a capacidade da empresa de manter o ritmo explosivo de crescimento.

Apesar de ter se tornado sensação global, o lançamento da versão mini do boneco mostrou sinais de demanda mais fraca no mercado secundário. O resultado imediato foi um movimento forte de realização de lucros logo após a entrada da ação em índices de peso como o Hang Seng e o Hang Seng China Enterprises.

Pressão sobre demanda e preços

Analistas apontam que o esfriamento da procura e críticas de consumidores vêm pressionando o valor dos colecionáveis. De acordo com a plataforma Qiandao, os Labubus da terceira geração caíram 4% em três dias, enquanto o preço médio do mini Labubu já recuou para 105 iuanes (cerca de R$ 80), queda de 6 iuanes na última semana.


Labubu @labubustore_indo no Instagram

Além disso, o volume de vendas a descoberto também disparou, indicando aposta de investidores em novas quedas. Jeff Zhang, da Morningstar, destacou ainda problemas de qualidade nos novos produtos, que podem comprometer a confiança dos colecionadores.

Portanto, mesmo com estoques esgotados rapidamente no lançamento, o comportamento no mercado de revenda mostra que o fôlego do hype pode estar diminuindo e isso preocupa quem esperava valorização contínua.

De sucesso global a correção brusca

O desempenho recente contrasta com o salto de mais de 220% das ações ao longo de 2025, que levou a Pop Mart a um valor de mercado de HK$ 388 bilhões (R$ 270 bilhões). Esse movimento transformou seu fundador em um dos bilionários mais jovens da China.

A estratégia da empresa, baseada na venda em lojas próprias e no apelo das “blind boxes”, caixas surpresa que incentivam a compra repetida, sustentou a escalada até aqui. Ademais, celebridades como Brad Pitt e Lisa, do Blackpink, ajudaram a transformar o Labubu em um item de desejo global.

Mas agora, a correção mostra que nem mesmo fenômenos culturais estão imunes a pressões de mercado. Por fim, para manter a confiança, a companhia terá de mostrar que consegue equilibrar inovação, qualidade e demanda no longo prazo.

Luiz Fernando

Licenciado em Letras e Graduando em Jornalismo pela UFOP; Atua como redator realizando a cobertura sobre política, economia, empresas e investimentos.

Licenciado em Letras e Graduando em Jornalismo pela UFOP; Atua como redator realizando a cobertura sobre política, economia, empresas e investimentos.