Isenção de impostos

Governo quer cortar imposto para carros 1.0 flex e lançar o programa Carro Sustentável

Medida vai valer até 2026 e pode reduzir preço de populares como HB20, Onix e Kwid; carros turbo e elétricos ficam de fora.

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  • O governo vai lançar o programa Carro Sustentável com corte de IPI para carros 1.0 flex com baixa emissão.
  • Modelos como HB20, Kwid, Argo e Onix devem ser contemplados, mas carros turbo e elétricos ficarão de fora.
  • A medida valerá até dezembro de 2026 e poderá beneficiar consumidores e empresas com isenção de imposto.

O governo federal prepara mais um pacote de estímulo à indústria automotiva nacional. Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, o novo programa batizado de Carro Sustentável pretende reduzir o IPI de veículos zero km com motor 1.0 flex e baixa emissão de poluentes. A medida mira modelos nacionais e deve vigorar até o fim de 2026, em plena reta final do atual mandato presidencial.

Imposto menor só para carros populares com baixa emissão

A proposta do Carro Sustentável é clara: baratear o carro zero quilômetro para o consumidor, mas com critérios bem definidos. Para se enquadrar, o veículo precisa ser nacional, ter motor 1.0 flex com até 90 cavalos de potência e emitir no máximo 83 gramas de CO² por quilômetro rodado.

Além disso, o governo pretende exigir que os modelos atendam a requisitos de “reciclabilidade” — ou seja, devem ter um projeto que favoreça o reaproveitamento de peças e materiais. Esse último critério, no entanto, ainda está sendo formatado tecnicamente pelos ministérios envolvidos.

Na prática, o benefício exclui vários modelos desejados. Carros com motorização turbo, mesmo que tenham baixo consumo, não entrarão na lista. Veículos importados e eletrificados também ficarão de fora, o que já vem gerando críticas de parte do setor.

Modelos que podem receber o incentivo

Mesmo com as restrições, uma lista relevante de veículos se encaixa nos critérios definidos pelo governo. Modelos como Chevrolet Onix, Hyundai HB20, Volkswagen Polo Track, Fiat Argo e Renault Kwid são alguns dos que deverão se beneficiar do corte no IPI. Todos possuem versões 1.0 flex que atendem aos limites de potência e emissões estipulados.

A isenção ou redução no imposto deve funcionar nos moldes do programa do “carro popular” lançado em 2023, quando o governo concedeu incentivos por decreto, com duração limitada. Naquela ocasião, os descontos chegaram a até R$ 8 mil, ajudando a movimentar o mercado de carros de entrada.

Agora, com a proximidade das eleições de 2026, a nova medida pode ter impacto duplo: aquecer a economia e agradar consumidores que sonham com um carro zero mais acessível.

Empresas e pessoas físicas poderão aproveitar

Segundo as informações divulgadas, tanto pessoas físicas quanto empresas poderão usufruir da redução do IPI nos modelos contemplados. Isso significa que locadoras, motoristas de aplicativo, microempreendedores e frotistas também se beneficiarão do programa.

Ainda não foi divulgado o percentual exato de corte no imposto, mas a expectativa é que os descontos possam tornar modelos de entrada mais competitivos frente aos usados, que tiveram forte valorização nos últimos anos.

O governo acredita que a medida estimulará não apenas a venda de carros, mas também a renovação da frota nacional — uma das mais antigas da América Latina. Com mais veículos novos nas ruas, a tendência é reduzir emissões e aumentar a segurança no trânsito.

Caminho político e impacto econômico

O Carro Sustentável também terá um peso político relevante. A medida estará em vigor até dezembro de 2026, o que coincide com o ano eleitoral. Isso pode reforçar o discurso de compromisso do governo com a indústria nacional e o consumidor de baixa renda.

Por outro lado, a exclusão de modelos turbo e elétricos pode gerar desconforto entre montadoras que investem em eficiência energética com outras tecnologias. Há, inclusive, quem critique a falta de foco em veículos mais modernos.

Apesar disso, o plano já movimenta os bastidores da indústria. Montadoras estão revendo estratégias de produção para garantir que versões específicas dos seus carros se enquadrem nas exigências do programa.

Luiz Fernando

Licenciado em Letras e Graduando em Jornalismo pela UFOP; Atua como redator realizando a cobertura sobre política, economia, empresas e investimentos.

Licenciado em Letras e Graduando em Jornalismo pela UFOP; Atua como redator realizando a cobertura sobre política, economia, empresas e investimentos.