Continua após o anúncio
O economista Francisco Gaetani foi nomeado para o cargo de Secretário Extraordinário para a Transformação do Estado do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos do governo Lula.
Gaetani é conhecido por ser defensor do uso da tecnologia blockchain no setor público e já publicou um artigo analisando o uso da tecnologia pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Além disso, ele está entre os 100 acadêmicos mais influentes do mundo na área de Políticas Públicas, segundo uma lista divulgada pela fundação britânica Apolitical.
Gaetani defende a transformação digital no setor público e destaca a necessidade do Estado de modernizar seus serviços e atender às demandas digitais.
De acordo com as informações, algumas das pautas de transformação digital do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro devem ser mantidas pela nova gestão. Entre os projetos que provavelmente serão mantidos estão a nova identidade nacional, a implementação da nuvem pública do governo e um sistema de compartilhamento de dados entre os órgãos federais.
A tecnologia blockchain deve exercer um papel fundamental na implementação desses projetos, especialmente no sistema de compartilhamento de dados entre os órgãos federais.
O novo governo tem a intenção de continuar com o projeto de criação de um grande banco de dados baseado em tecnologia de registro distribuído (DLT) para o governo federal. A proposta é seguir adiante com a criação de uma rede blockchain do Governo Federal que ganhou corpo e escopo na gestão passada.
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.