Continua após o anúncio
A taxa de desemprego no trimestre móvel de setembro a novembro de 2022 foi de 8,1%, o que representa uma queda de 0,9 ponto porcentual em relação ao trimestre anterior.
De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego no trimestre móvel de setembro a novembro de 2022 foi de 8,1%. Isso representa uma queda de 0,9 ponto porcentual em relação ao trimestre anterior.
É importante destacar que, em comparação com o mesmo período do ano passado, a queda foi de 3,5 pontos porcentuais. Isso significa que, apesar da queda recente, ainda há muito a ser feito para alcançar uma taxa de desemprego mais baixa.
A população desocupada também vem diminuindo. De acordo com o IBGE, a população desocupada recuou 9,8% em relação ao trimestre anterior e 29,5% na comparação anual. Isso significa que cada vez mais pessoas estão encontrando empregos.
Por outro lado, a população ocupada tem sido recorde. A população ocupada foi recorde da série iniciada em 2012, com alta de 0,7% ante o trimestre anterior e de 5,0% no ano. Isso mostra que as empresas estão contratando mais pessoas e que há uma demanda crescente por mão de obra.
Além disso, o nível da ocupação, que mede o porcentual de pessoas ocupadas na população em idade de trabalhar, é estimado em 57,4%. Isso significa que mais da metade da população em idade de trabalhar está empregada.
Outra boa notícia é que o número de empregados com carteira de trabalho assinada no setor privado subiu 2,3% em comparação com o trimestre anterior e 7,5% na comparação anual. Isso significa que cada vez mais pessoas estão sendo contratadas para trabalhar em empresas privadas com carteira assinada.
Por fim, é importante mencionar que o número de trabalhadores por conta própria caiu 1,4% ante o trimestre anterior e ficou estável no ano. Isso pode ser um indicativo de que as pessoas estão optando por trabalhar como funcionários em vez de serem autônomos.
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.