Continua após o anúncio
- Energisa anuncia aquisição dos ativos da Gemini Energy;
- Assim, a Energisa espera dobrar suas receitas com essa aquisição;
- A Energisa celebrou o acordo, afirmando que o negócio trará sinergias.
A Energisa (ENGI11), por meio de comunicado oficial, nesta última quinta-feira,17 de fevereiro, realizou importante anúncio. Isto é, a empresa celebrou contrato para aquisição de 2.330.105.717 das ações de emissão da Gemini Energy.
Nesse sentido, o preço corresponde a de R$ 0,353037 por ação, considerando a assunção do endividamento líquido de R$ 1,734 bilhão detido pela Gemini.
Energisa e Gemini Energy
Assim sendo, a receita da Energisa no segmento de transmissão de energia mais do que dobrará com a aquisição dos ativos da Gemini Energy.
Diante disso, a Gemini Energy possui três transmissoras, com instalações nos Estados do Amapá, Pará, São Paulo e Rio de Janeiro. Além disso, detém ainda uma empresa de prestação de serviços de operação e manutenção (O&M).
De acordo com a apresentação realizada nesta sexta-feira, a receita anual permitida (RAP) do grupo aumentará. Isto é, passará de 313 milhões de reais para 676 milhões de reais com a incorporação da Gemini.
Sob essa perspectiva, o diretor financeiro da Energisa, Mauricio Botelho afirmou que a transação está alinhada à estratégia da companhia. Isto é, que consiste em diversificar seus negócios além da distribuição de energia.
“Desse modo, com os novos ativos, a plataforma de transmissão da Energisa alcança 3,2 mil quilômetros de linhas, localizadas em regiões com potencial de crescimento”
disse Botelho
De acordo com ele, os ativos da Gemini apresentam sinergias com lotes de transmissão que serão oferecidos em leilões, sobretudo no Amapá e no Pará, posicionando a companhia de forma mais competitiva em disputas futuras.
“Não vamos parar por aqui, vamos ficar atentos às oportunidades (em transmissão)… Um dos projetos do próximo leilão é a duplicação de uma linha que vai do Amapá ao Pará, é uma oportunidade”
indicou Botelho
ALAVANCAGEM
A aquisição da Gemini representará um aumento da alavancagem consolidada da Energisa em 0,3 vez a dívida líquida sobre Ebitda. De acordo com o diretor financeiro, o indicador ainda se encontra em um patamar confortável.
A aquisição envolve 822,6 milhões de reais, considerando ainda a assunção de dívida de 1,7 bilhão de reais.
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.