Continua após o anúncio
O diretor de Relações Externas na Eneva (ENEV3), Damian Popolo, condenou nesta quarta-feira a contradição vivida pela Amazônia, que ao mesmo tempo exporta energia, mas vive em “situação energética deplorável”.
Assim sendo, a empresa, que é a maior operadora privada de gás natural no país, vê potencial em negócios que possam garantir a integração da Amazônia ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Isto é, que concentra o sistema de produção e transmissão de energia elétrica no país, segundo o executivo.
“Parte do problema aqui é que precisamos começar a entender o problema energético do ponto de vista amazônico. Não adianta ter a Amazônia exportando energia para o resto do país e ter eles mesmos sendo supridos com um sistema precário”
disse Popolo, sinalizando o potencial de negócios, ao participar do BNDES Day, na sede do Banco Nacional de Desen
“Um dos grandes projetos que podemos vislumbrar do ponto de vista privado e industrial é poder substituir o diesel nos sistemas isolados da Amazônia por gás natural na sua forma liquefeita, utilizando a grande infraestrutura natural que a região oferece, que são as hidrovias”
afirmou
Eneva conclui aquisição de participação da Eletronorte em Amapari
A Eletrobras informou na noite de ontem (11), que sua subsidiária Eletronorte concluiu a transferência de ações, equivalentes a 49% do capital social da Sociedade de Propósito Específico (SPE) Amapari, para a Eneva por R$ 17,797 milhões.
Por meio da operação, a Eneva passa a deter 100% do capital social de Amapari.
Amapari tinha como atividade principal a operação da central geradora termelétrica – UTE Serra do Navio, localizada no município de Serra do Navio, no Estado do Amapá, a qual encerrou suas operações em 2013 e foi desmobilizada em 2019.
A referida transação está alinhada ao objetivo de otimização da estrutura societária da Companhia.
Em março deste ano, a Superintendência do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) havia aprovado a aquisição pela Eneva de 49% das ações da Amapari.
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.