Continua após o anúncio
IPCA: inflação atinge 12,13% em 12 meses e afeta o bolso do empresário
Todos acompanharam o avanço agressivo da inflação nos últimos meses. Em 12 meses, atingiu a marca de 12,13% e, agora em abril, registrou a maior variação deste mês desde 1996. Segundo pesquisa do IBGE, esta alta afeta 8 em cada 10 itens pesquisados e isso impacta diretamente na vida do empreendedor, afinal, os insumos aumentaram e o valor precisa ser contabilizado em algum local, ou no bolso do cliente ou do empresário.
Para explicar a situação e ajudar o PME a navegar por esses tempos difíceis, o Felipe Montenegro, Head de Planejamento Financeiro do Letsbank, traz algumas dicas.
“Apesar de preocupante, não é hora de pensar em desistir. Primeiro, é importante falar como a inflação impacta o negócio. Em abril, os grandes aumentos de preço vieram de alimentos e transportes, nesse último, principalmente por causa da alta dos combustíveis. Então, se negócio depende desses produtos, o empreendedor já deve ter sentido bolso”.
O especialista concorda que é difícil se proteger da inflação, mas que montar uma estratégia é necessário.
“Muitas vezes o empresário não consegue repassar esse preço na ponta e acaba arcando com esse prejuízo. Uma estratégia que muitos usam é reforçar o estoque, comprando um pouco mais agora para negociar preços melhores”
Analisa Montenegro que indica recorrer a crédito, caso necessário:
“Quanto ao caixa para fazer isso, o empresário pode recorrer a operações de curto prazo, como antecipar seus recebíveis de maquininhas ou até uma linha de capital de giro”.
O profissional lembra que o conselho que vale para dentro do lar, vale para a vida profissional.
“A recomendação que você já deve ter ouvido para sua casa, vale também para o seu negócio. Pesquise bem fornecedores e preços para conseguir a melhor oportunidade”
Diz Felipe Montenegro, Head de Planejamento Financeiro do Letsbank.
“Se a inflação acabou batendo muito forte para o empresário, uma sugestão é que repasse o preço, mas dê também mais prazo aos clientes. Se não costumava vender parcelado, considere vender em duas vezes, para assim conseguir vender mais”.
Explica Montenegro que dá um conselho:
“É aquele famoso, se levar a segunda unidade eu te dou um desconto e deixo você pagar em duas vezes. Seja flexível e aproveite as épocas que o produto mais sai para não perder vendas”
Finaliza.
Por Felipe Montenegro, Head de Planejamento do Letsbank
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.