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- A Fitch Ratings rebaixou os ratings da Azul (AZUL4) de ‘B-’ para ‘CCC’, refletindo preocupações financeiras crescentes
- O rebaixamento da Fitch ocorre um dia após a Moody’s também cortar a nota de crédito da companhia aérea, intensificando a incerteza no setor
- A Fitch rebaixou as notas seniores garantidas da Azul Secured Finance LLP para ‘CCC’ e as notas não garantidas da Azul Investments LLP para ‘CC’
- A Fitch aponta um aumento no risco de refinanciamento e um fluxo de caixa mais fraco, agravado pela depreciação do real brasileiro
- A companhia enfrenta dificuldades em melhorar sua estrutura de capital, com a Fitch alertando para a insustentabilidade atual da situação financeira da Azul
A Fitch Ratings anunciou um significativo rebaixamento nos ratings de default do emissor (IDRs) da Azul (AZUL4), alterando suas classificações de longo prazo em moeda estrangeira e local de ‘B-’ para ‘CCC’. Além disso, a nota na escala nacional foi rebaixada de ‘BB(bra)’ para ‘CCC(bra)’. Essa decisão vem apenas um dia após a Moody’s também reduzir a nota de crédito da companhia aérea, sinalizando um clima de incerteza crescente no setor.
As notas seniores garantidas da Azul Secured Finance LLP também sofreram um rebaixamento, passando de ‘B-’/’RR4’ para ‘CCC’/’RR4’. Da mesma forma, as notas não garantidas da Azul Investments LLP foram cortadas de ‘CCC+’/’RR5’ para ‘CC’/’RR6’.
Aumento substancial no risco de refinanciamento
Essas mudanças nas classificações refletem um aumento substancial no risco de refinanciamento da empresa, assim como um perfil de fluxo de caixa que se mostrou mais fraco, exacerbado pela depreciação do real brasileiro.
O relatório da Fitch destaca que a capacidade da Azul de obter o financiamento necessário para melhorar sua estrutura de capital e fluxo de caixa materialmente diminuiu. Isso sugere um risco de crédito que se alinha mais com uma classificação ‘CCC’, indicando uma situação financeira mais delicada.
“A resolução do problema está demorando mais do que a Fitch inicialmente esperava e sendo menos favorável em termos de pacote de garantias e custos financeiros, o que agrava uma estrutura de capital insustentável”, aponta o documento.
Levando muito tempo
A Fitch observa ainda que a resolução dos problemas financeiros da companhia está levando mais tempo do que o previsto e com condições menos favoráveis, tanto em termos de garantias quanto de custos financeiros. Essa situação agrava a insustentabilidade da estrutura de capital da Azul, refletindo desafios significativos que a empresa enfrentará para estabilizar suas operações e retornar a um caminho de recuperação financeira.
Com esse cenário, investidores e analistas ficarão atentos às próximas movimentações da companhia. Dessa forma, esperando que ela implemente estratégias eficazes para reverter essa tendência negativa e restaurar a confiança no seu desempenho no mercado.
Em resumo
A Azul Linhas Aéreas Brasileiras, comumente chamada de Azul, é uma companhia aérea brasileira fundada em 2008 por David Neeleman. A empresa se destaca por operar uma extensa malha aérea no Brasil, oferecendo voos regionais e internacionais.
Com uma frota moderna, a Azul é conhecida por seu serviço ao cliente e por inovar com opções como o “Azul Conecta”, que facilita o acesso a cidades menores. Além disso, a companhia possui parcerias com outras airlines e um programa de fidelidade, o TudoAzul. Contudo, que permite acumular e trocar pontos por passagens e serviços. A Azul é uma das principais companhias aéreas do Brasil e desempenha um papel importante no transporte aéreo no país.
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