Guia do Investidor
Gabriel Galípolo
Notícias

Galípolo afirma ter “excelente relação” com Lula e Campos Neto, apesar de críticas

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

  • Gabriel Galípolo, declarou que sua relação com Lula e Roberto Campos Neto, é a melhor possível
  • Galípolo afirmou que, apesar das críticas frequentes de Lula à condução da política monetária, ele mantém diálogo constante e respeitoso com ambos
  • O economista reforçou que pautará sua gestão no Banco Central pelo compromisso com a estabilidade econômica

Durante sabatina realizada nesta terça-feira (8) pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, o economista Gabriel Galípolo, indicado pelo presidente Lula para assumir o comando do Banco Central (BC) em 2025, declarou que sua relação com Lula e Roberto Campos Neto, atual presidente do BC, é a melhor possível. Galípolo afirmou que, apesar das críticas frequentes de Lula à condução da política monetária, ele mantém diálogo constante e respeitoso com ambos.

“A minha relação com o presidente Lula e com o presidente Roberto é a melhor possível. Sempre fui muito bem tratado pelos dois e não consigo fazer qualquer queixa a nenhum deles”, afirmou Galípolo.

Questionaram Galípolo sobre as tensões entre o presidente Lula e Campos Neto, que se intensificaram desde o início do atual mandato do petista, em janeiro de 2023. Em resposta, Galípolo lamentou não ter conseguido, até o momento, melhorar a relação entre os dois. Ressaltando que vê essas divergências como parte do processo natural em um ambiente democrático. Dessa forma, no qual as diferenças de opinião são esperadas e saudáveis.

“Gostaria de, dentro das minhas funções, de ter colaborado para que essa relação entre o BC e o Executivo fosse melhor ainda”, concluiu Galípolo.

Desde que retornou à presidência, Lula tem criticado publicamente a postura de Campos Neto e do Comitê de Política Monetária (Copom) do BC em relação à taxa Selic. O presidente tem reiteradamente reclamado dos altos níveis da Selic. Que, em sua opinião, têm impactado negativamente a economia e dificultado o crescimento. Na última reunião do Copom, realizada no mês passado, a taxa foi ajustada para 10,75% ao ano. Um aumento de 0,25 ponto percentual.

Leia mais  Votação da indicação de Galípolo no Senado pode ocorrer apesar da pauta trancada

Autonomia do BC

Projeções do Boletim Focus, divulgadas recentemente pelo Banco Central, indicam que a Selic deve encerrar 2024 em 11,75%. Lula já expressou diversas vezes seu descontentamento com a autonomia do BC. Estabelecida em fevereiro de 2021, durante o governo de Jair Bolsonaro. Essa autonomia separa os mandatos do presidente da República e do chefe da autoridade monetária. Assim, o que impede uma intervenção direta do Executivo nas decisões de política monetária.

Com a regra vigente, o mandato do presidente do Banco Central não coincide mais com o do presidente da República. Roberto Campos Neto, por exemplo, terá seu mandato encerrado em 31 de dezembro de 2024, no terceiro ano de Lula no Palácio do Planalto, permitindo que o presidente apenas efetue uma troca no comando do BC ao longo de seu governo. Galípolo, caso aprovado pelo Senado, assumirá o comando da instituição no início de 2025, já sob uma nova conjuntura econômica e política.

O economista reforçou que pautará sua gestão no Banco Central pelo compromisso com a estabilidade econômica, buscando equilibrar crescimento e controle da inflação. Ele também destacou a importância de manter um diálogo constante com o governo federal, mesmo que haja discordâncias sobre a condução de certas políticas.

Leia mais  Incertezas econômicas abalam mercados dos EUA e do Brasil

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Poupança em alerta: brasileiros sacaram R$ 7,14 bilhões da cadernerta em Setembro

Márcia Alves

Divergências marcam reunião entre Lula, Rui Costa e Haddad sobre regulamentação das apostas

Paola Rocha Schwartz

Lula está prestes a sancionar lei que aumenta penas para feminicídio

Paola Rocha Schwartz

Votação da indicação de Galípolo no Senado pode ocorrer apesar da pauta trancada

Paola Rocha Schwartz

Déficit primário cai para R$ 21,4 bi e dívida bruta atinge 78,5% em agosto

Paola Rocha Schwartz

Drex será mais inovador que o Pix, afirma Roberto Campos Neto

Fernando Américo

Deixe seu comentário