Guia do Investidor
gol padrao2024
Notícias

Gol (GOLL4) reporta prejuízo ajustado de R$ 1,05 bilhão no 2T24

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

  • A Gol (GOLL4) divulgou seu relatório de resultados na última quarta-feira (14)
  • Dessa forma, revelando um prejuízo líquido ajustado de R$ 1,05 bilhão no segundo trimestre de 2024
  • Assim, uma reviravolta em relação ao lucro de R$ 416 milhões registrado no mesmo período do ano anterior

A Gol (GOLL4) divulgou seu relatório de resultados na última quarta-feira (14). Dessa forma, revelando um prejuízo líquido ajustado de R$ 1,05 bilhão no segundo trimestre de 2024. Assim, uma reviravolta em relação ao lucro de R$ 416 milhões registrado no mesmo período do ano anterior. Este resultado negativo surpreendeu o mercado, uma vez que analistas projetavam perdas de aproximadamente R$ 652 milhões. Isto, conforme pesquisa realizada pela LSEG.

Ao desconsiderar os ajustes, a companhia aérea registrou um prejuízo ainda maior. Este, totalizando R$ 3,91 bilhões, revertendo também um lucro de R$ 556 milhões no segundo trimestre de 2023. Essa situação evidencia os desafios enfrentados pela Gol. Esta, que está passando por um processo de recuperação judicial nos Estados Unidos.

Leia mais  Cashback em milhas? Confira a nova iniciativa da Gol (GOLL4)

O desempenho operacional da empresa, medido pelo Ebitda recorrente, somou R$ 745 milhões no trimestre encerrado em junho. Esse valor representa uma queda de 21,3% em relação ao mesmo período do ano passado, refletindo as dificuldades do setor aéreo em meio a um ambiente econômico desafiador.

Além disso, a Gol encerrou o mês de junho com uma dívida líquida de R$ 25,85 bilhões, um aumento de 26% em relação ao ano anterior. A relação entre a dívida líquida ajustada e o Ebitda ficou em 5,1 vezes, comparada a 5 vezes no mesmo período do ano passado, indicando uma pressão financeira crescente.

Esses resultados ressaltam a necessidade de a Gol continuar implementando medidas eficazes para recuperar sua estabilidade financeira e operacional enquanto navega pelos desafios do setor.

A empresa

A Gol Linhas Aéreas Inteligentes, conhecida como Gol, é uma das principais companhias aéreas do Brasil, fundada em 2001. A empresa se destacou por introduzir um modelo de negócios de baixo custo no setor aéreo brasileiro, oferecendo passagens a preços competitivos e operando em uma extensa malha de voos que cobre tanto destinos nacionais quanto internacionais.

A Gol opera principalmente voos de passageiros, mas também oferece serviços de carga por meio de sua subsidiária, a GolLog. A companhia é reconhecida por sua frota moderna e por implementar práticas que visam a eficiência operacional e a redução de custos.

Com sede em São Paulo, a Gol tem se esforçado para manter uma boa experiência do cliente, oferecendo opções de serviços a bordo e programas de fidelidade. No entanto, a empresa também enfrentou desafios financeiros significativos, especialmente durante a pandemia de COVID-19, que afetou drasticamente o setor aéreo. Atualmente, a Gol está passando por um processo de recuperação judicial nos Estados Unidos, buscando reestruturar suas operações e sua dívida para retornar à estabilidade financeira.

Leia mais  Correios tem prejuízo de R$ 597 milhões em 2023, aponta relatório

Cade investiga acordo entre Azul e Gol por violação antitruste

  • A superintendência do CADE iniciou nesta segunda-feira (15), um procedimento visando investigar um ato de concentração
  • Este, referente ao acordo de cooperação comercial entre Azul e Gol
  • O acordo, contudo, permite que Azul e Gol compartilhem voos e vendam passagens conjuntamente em rotas selecionada

A Superintendência-Geral (SG) do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) iniciou um procedimento nesta segunda-feira (15). Este, para investigar um ato de concentração (Apac) referente ao acordo de cooperação comercial entre as companhias aéreas Azul e Gol. O codeshare entre as duas empresas, anunciado em 23 de maio, suscitou questionamentos no órgão antitruste. Este, sobre a obrigatoriedade de notificação prévia ao Cade.

acordo permite que Azul (AZUL4) e Gol (GOLL4) compartilhem voos e vendam passagens conjuntamente em rotas selecionadas. Dessa forma, visando otimizar recursos e expandir a oferta de destinos. A investigação da SG do Cade tem como objetivo avaliar se a parceria entre as duas empresas pode gerar efeitos anticompetitivos no mercado de aviação civil brasileiro.

Leia mais  Ações da Hapvida caem 7% após resultados do 3º trimestre

codeshare entre concorrentes diretos levanta questões sobre a concentração de mercado. Assim, especialmente em termos de preços, qualidade dos serviços oferecidos e escolha disponível para os consumidores. A decisão final dependerá da análise detalhada dos impactos econômicos e competitivos dessa colaboração, conforme estabelecido pelas normas brasileiras de defesa da concorrência.

O Cade tem o papel de garantir que operações de concentração empresarial não resultem em práticas que limitem a competição de forma prejudicial aos consumidores e ao mercado como um todo. O processo investigativo, no entanto, seguirá com a coleta de informações adicionais e a análise criteriosa dos dados apresentados pelas empresas envolvidas, buscando assegurar a conformidade com as leis antitruste vigentes no país.



Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Ações da Hapvida caem 7% após resultados do 3º trimestre

Rodrigo Mahbub Santana

Gol (GOLL4) reportou prejuízo de R$ 830 mi no 3T24

Paola Rocha Schwartz

Hidrovias do Brasil (HBSA3) registra prejuízo de R$ 49 mi no 3T24

Paola Rocha Schwartz

Natura &Co registra impressionante prejuízo de R$ 6,7 bi no 3T24

Paola Rocha Schwartz

Braskem (BRKM5) tem queda no prejuízo registra R$ 593 mi no 3T24

Paola Rocha Schwartz

Natura apresenta queda de 13% desde resultados do 2T24 com temores sobre Avon

Paola Rocha Schwartz

Deixe seu comentário