Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Governo Lula pode afastar investimentos ao ir contra reformas, aponta professor

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Economista-chefe da Genial Investimentos alerta sobre os riscos das “antirreformas” do governo Lula.

O economista-chefe da Genial Investimentos, José Márcio Camargo, alerta que a intenção do governo Lula de desfazer reformas econômicas implementadas por Jair Bolsonaro e Michel Temer pode colocar em risco a recuperação de investimentos no Brasil.

Camargo expressa preocupação com o “arcabouço” fiscal e a trajetória da dívida/PIB, além das tentativas do governo de alterar marcos regulatórios e interferir na privatização de empresas como a Eletrobras.

O economista elogia a postura aparentemente responsável do Congresso, mas teme que essa resistência possa ser alterada por pagamentos de emendas.

“Antirreformas” podem comprometer a atração de investimentos para o Brasil

O governo do presidente Lula tem mostrado uma intenção de desfazer reformas econômicas implementadas pelos presidentes Jair Bolsonaro e Michel Temer, o que pode ameaçar a retomada de investimentos no Brasil, de acordo com o professor da PUC-Rio e economista-chefe da Genial Investimentos, José Márcio Camargo.

“Neste início de ano, o comportamento do Congresso, ‘aparentemente responsável’, tem sido positivo por evitar que as mudanças nas reformas avancem”, afirmou Camargo.

Contudo, ele alerta sobre a possibilidade de esse comportamento ser influenciado pelo fato de o governo ainda não ter pago as emendas parlamentares.

Leia mais  Sergio Moro critica postura do governo Lula em relação a protestos e defende manifestações pacíficas

A maior preocupação do economista está na área fiscal. Segundo ele, o arcabouço fiscal implementado, apesar de seus problemas, sinaliza alguma preocupação com a fonte de recursos para financiar o aumento de gastos.

Entretanto, ele acredita que o arcabouço não é suficiente para estabilizar a relação dívida/PIB, que deve chegar a 92% em 2030.

Camargo expressa ainda preocupação com as tentativas do governo Lula de alterar marcos regulatórios e interferir na privatização de empresas como a Eletrobras, o que, segundo ele, pode aumentar a incerteza jurídica e reduzir a atração de investimento para o Brasil.

Ainda segundo o economista, o comportamento “aparentemente responsável” do Congresso tem sido um ponto positivo, assim como a proposta de reforma tributária. No entanto, ele teme que a resistência de alguns setores possa dificultar a aprovação dessa reforma.


Leia mais  Mahle anuncia pagamento de dividendos adicionais
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Anuncio do pacote fiscal pode ser feito na próxima semana

Rodrigo Mahbub Santana

Brasil anuncia recuperação de 40 milhões de hectares de pastagens

Rodrigo Mahbub Santana

Governo precisa de R$ 42,3 bilhões para cumprir meta fiscal de 2024

Rodrigo Mahbub Santana

Epidemia: Brasil já tem 52 milhões de apostadores em bets

Rodrigo Mahbub Santana

Reforma tributária vai impactar a rotina de empresas de todo o Brasil

Fernando Américo

Pix é utilizado por 90% da população adulta do país em apenas 4 anos

Fernando Américo

1 comentário

ademir 16/05/2023 at 11:00

Imagina, que conversa mais sem nexo!!

Pare de falar bobagens !!

Responder

Deixe seu comentário