Continua após o anúncio
Diversos setores produtivos não corresponderam às expectativas do governo, portanto correm o risco de perder incentivos fiscais chamadas de renúncias fiscais.
As renúncias fiscais são subsídios oferecidos pelo governo a diversos setores, no entanto estes devem aquecer a economia. Mas não é o que está acontecendo, devido a isso o governo pretende diminuir esse benefício.
Segundo alguns economistas um corte nas isenções ficais, pode significar:
- Uma diminuição nos postos de empregos, pois o custo financeiro aumentaria para as empresas e elas terão que cortar de algum lado
- E por consequência uma desaceleração econômica, com a diminuição do poder de consumo da população
Por outro lado, já foi apontado que um corte no orçamento dos gastos públicos, também deveria ser cogitado. Pois somente com a folha de pagamento, o judiciário chega a levar R$25 bilhões por ano.
Mas está solução parece ter passado longe das metas de governo, não somente deste quanto do anterior. Por isso o foco atual são as renúncias fiscais, que também acabam diminuindo o PIB.
Então o por que do cancelamento das renúncias fiscais
O Produto Interno Bruto é composto por tudo aquilo que é produzido dentro do país ou de determinada região. Se os setores não fabricam como devem e deixam de pagar impostos, isso gera um déficit para o indicador.
Desta forma uma redução das renúncias fiscais pode significar, equilíbrio nas contas do governo. Ao mesmo tempo que pode se tornar uma dor de cabeça futura, caso não seja implementada com sucesso.
O que está sendo feito para cortar gastos
O governo Bolsonaro está cortando verbas da educação, deixando assim de ceder bolsas de mestrado e doutorado. Sendo que até agora foram mais de R$1,7 bilhões, que não chegarão aos universitários.
A insatisfação gerada pelo acontecimento, fez com que os estudantes se levantassem contra o governo. Portanto este resolveu continuar com os cortes mudando o foco para o setor produtivo.
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.