Continua após o anúncio
A GPA solicitou a CVM o pedido de registro de companhia aberta categoria A e a listagem de BDRs na B3 para sua subsidiária colombiana Éxito. O grupo informa que obteve as autorizações prévias necessárias de todos os seus credores financeiros para a operação.
Primeiramente, a sigla BDR representa: “Brazilian Depositary Receipts”, que em uma tradução livre significa “Recibos Depositários Brasileiros”. Assim, estes recibos funcionam como um certificado de depósito de um valor mobiliário.
Em outras palavras, estes recibos de depósito, representam aqui no Brasil, um valor mobiliário emitido por companhias de capital aberto, mas com sede no exterior (em geral, os papeis de ações de empresas).
Ou seja, um BDR não é nada além de uma “ação” negociada aqui na bolsa de valores (B3), mas que representa uma empresa de capital aberto com sede em algum país estrangeiro.
A GPA espera concluir a segregação com a entrega efetiva das ações ordinárias da Éxito na forma de BDRs e ADRs aos seus acionistas ainda no primeiro semestre desse ano.
Sobre o GPA
O Grupo Pão de Açúcar (GPA) é um dos maiores grupos varejistas alimentares da América do Sul, controlada pelo grupo francês Casino. Com um modelo multicanal, multiformato e multi região, reúne várias das principais marcas do setor no Brasil, sendo integrantes de seu portfólio negócios como o Pão de Açúcar, o Extra e o Compre Bem, além de sua operação na Colômbia, Uruguai e Argentina por meio do Grupo Éxito.
Conta com cerca de 810 lojas e 51 mil funcionários no Brasil. Conta ainda com 503 lojas na Colômbia, 92 no Uruguai e 25 na Argentina.
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.