Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Guedes pode propor salário e aposentadoria sem correção pela inflação

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Segundo o jornal Folha de São Paulo, Paulo Guedes, ministro da Economia de Jair Bolsonaro, analisa a possibilidade de desvincular o salário mínimo da inflação passada a partir do próximo ano. A proposta só seria anunciado em caso de reeleição do presidente Jair Bolsonaro no próximo dia 30.

O Governo Federal deixaria de considerar os dados da inflação do ano anterior para definir o valor do salário mínimo e dos benefícios previdenciários. Atualmente, estes dois saldos são corrigidos pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), o que garante que, no mínimo, as pessoas possam receber uma recomposição salarial que impeça a perda do poder de compra.

A intenção é reformular o teto de gastos e “quebrar o piso”, ou seja, frear o crescimento de despesas que hoje pressionam o Orçamento — entre elas os benefícios previdenciários ou atrelados ao salário mínimo.

Leia mais  Banco Mundial aumenta para 2,5% previsão de PIB brasileiro este ano

O ministro trata o assunto como um legado de sua gestão, mas a proposta só deve ser oficializada se houver vitória de Bolsonaro no dia 30 de outubro. Nesse caso, uma PEC (proposta de emenda à Constituição) seria apresentada no dia seguinte à eleição.

Mesmo que ainda não seja possível prever, é possível afirmar que o Governo Federal abriria a possibilidade de aplicar uma correção abaixo da inflação. Consequentemente, as pessoas poderiam ter aumentos que não contemplariam nem mesmo o poder de compra.

A proposta de Guedes também deve afetar outros benefícios previdenciários, como o seguro-desemprego, que está atrelado ao valor do salário mínimo e, portanto, também teria correção abaixo da inflação do ano anterior.


Leia mais  Caminhoneiros e taxistas recebem auxílio nesta terça
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Desenrola para MEI e micro e pequenas empresas começa hoje

Agência Brasil

Convênios de R$ 2,6 bi da União e RS são prorrogados para 2026

Agência Brasil

ANP reduz flexibilização de misturas à gasolina a cidades gaúchas

Agência Brasil

O preço do gás natural pode reduzir com mudanças da Petrobras

Agência Brasil

São Paulo: aeronaves levam 2,5 toneladas de doações ao RS

Agência Brasil

Haddad derruba plano de Tebet sem soluções para o arcabouço

Paola Rocha Schwartz

Deixe seu comentário