O cartão de benefícios Caju é uma inovação brasileira. A empresa usa o nome da fruta caju para trazer uma identidade nacional e simbolizar sua abrangência. Sendo assim, seu foco principal é deixar mais fácil a gestão de benefícios corporativos, conectando empresas e funcionários. Vejamos, então, o que é, como funciona, onde usar e tudo sobre o saldo do cartão Caju.
Ele pode ser uma ótima ferramenta para dar mais liberdade aos funcionários na hora de usar os benefícios corporativos. A visão da empresa é ser a preferida tanto por empregadores quanto por colaboradores, tornando-se uma marca querida no ambiente de trabalho.
História e como funciona o cartão Caju
O cartão de benefícios Caju é uma ferramenta escolhida pelas empresas para dar vantagens variadas aos seus colaboradores. Em primeiro lugar, o início do cartão Caju se deu no Brasil, feito por brasileiros e inspirado na rica cultura do país. Dessa forma, para a sua criação, a empresa buscou com uma conexão com as raízes brasileiras para representar uma identidade nacional.
A ideia do nome traz a visão de oferecer benefícios que sejam muito bem aproveitados pelos usuários, assim como a fruta caju. A fruta é natural do Brasil, e conhecida por sua versatilidade. Ela pode ser totalmente consumida, desde casca e até a madeira da árvore.
Caju, assim, surgiu com o objetivo de renovar a forma como as empresas e as pessoas interagem. A ideia deles é a de reunir vários benefícios de trabalho num só cartão Visa. Desse modo, empresas podem escolher benefícios como Refeição, Alimentação, Auxílio-Alimentação, Mobilidade, Cultura, Educação, Saúde e Home Office para seus funcionários. Mas também, há o Caju Premiações, que reconhece o trabalho dos colaboradores, e o Caju Despesas, que ajuda a controlar gastos da empresa.
Cartão Caju saldo
O Saldo Livre é um valor que pode ser gasto em qualquer lugar que aceite cartão de Crédito Visa, pagando na hora. A Caju tem 7 tipos de benefícios:
- Home Office;
- Refeição;
- Alimentação;
- Mobilidade;
- Saúde;
- Cultura;
- Educação.
Saldo Livre
Além disso, tem categoria Saldo Livre do cartão Caju, que é diferente dos outros benefícios. Isso porque saldo Livre não é um benefício. Por isso, não dá para trocar dinheiro entre o Saldo Livre e os benefícios. O Saldo Livre fica separado dos outros.
Ele é usada para pagamentos especiais como prêmios e reembolsos. Com o Saldo Livre, o dinheiro pode ser usado em qualquer lugar que aceite Visa na função Crédito. É bom para coisas como ajuda de custo ou auxílio creche, seguindo o que a empresa decide. A empresa precisa definir quanto dinheiro cada pessoa pode usar de forma justa. Também dá para pagar contas e boletos com o Saldo Livre pelo aplicativo da Caju.
Ainda mais, dá para pagar contas e fazer saques em caixas eletrônicos da rede Banco24Horas.
Os saldos no cartão Caju nunca vencem. Os saldos de benefício e de Saldo Livre não vencem, eles vão acumulando. Conforme a empresa, a única categoria que saldo expira é o Caju Gift.
Então, como essa parte do cartão não é um benefício regular, não se pode mover dinheiro de outras categorias de benefícios para o Saldo Livre ou o contrário. Assim, somente a empresa que fornece o cartão pode colocar dinheiro nessa categoria. No geral, as empresas usam isso para dar prêmios ou devolver dinheiro por gastos específicos.
Onde usar o cartão Caju?
O cartão Caju é aceito em todo o território nacional, em lugares que aceitam a bandeira Visa. Para que as compras sejam aprovadas, precisa ter dinheiro disponível na categoria certa do cartão ou usar o Saldo Livre. Como citado antes, o Saldo Livre permite gastar em qualquer lugar, desde que aceite cartão Visa na função crédito.
Sobre as categorias oferecidas
Como citado antes, o cartão de benefícios Caju oferece, então, diversas categorias para atender o que os colaboradores precisam, todas reconhecidas pela CLT (Art. 457 e 458) e sem natureza salarial. Sendo assim, veja como cada categoria pode ser usada:
- Home Office: Ajuda na compra de itens para estruturar o trabalho em casa, como material de papelaria, internet, móveis e conserto de computadores. Além disso, cobre contas de consumo (luz, água, internet).
- Refeição: Permite o uso em restaurantes, padarias e para pedidos em apps de entrega de comida, como iFood e Rappi, usando o cartão físico ou virtual.
- Alimentação: Aceito em supermercados, açougues e hortifrutis, tornando então a compra de mantimentos diários mais fácil.
- Mobilidade: Pode ser usado em apps de transporte como Uber e 99, transporte público que aceita crédito, estacionamentos, postos de gasolina e aluguel de bicicletas.
- Cultura: Financia serviços de streaming (Netflix, Amazon Prime Video, Spotify), compra de livros, ingressos para cinema, teatro, museus e shows.
- Saúde: Aplica-se a exames, compras em farmácias, e atividades de bem-estar, como yoga e meditação, incluindo apps de saúde mental.
- Educação: Investe em cursos técnicos, online, e de línguas, apoiando o desenvolvimento pessoal e profissional.
Enfim, cada categoria é feita para apoiar diferentes partes da vida da pessoa, desde a alimentação até o lazer e a saúde. Desse modo, o objetivo, segundo a empresa, é promover o bem-estar e tornar o dia a dia mais fácil.
Como contratar a Caju?
Ademais, o cartão Caju Visa é um produto para todo tipo de empresa. Assim, a contratação é feita direto pela empresa. Desse modo, para iniciar, a corporação precisa se registrar na plataforma Caju, onde o departamento de RH ou o gestor pode inserir os dados dos funcionários e organizar os benefícios disponíveis.
Então, dá de definir quais categorias de benefícios os colaboradores vão poder usar, além de ajustar os valores destinados a cada uma, podendo ser fixos ou dados de forma flexível entre as diferentes categorias.
Os colaboradores, dessa forma, tem um cartão com a bandeira Visa, que lhes permite aproveitar os benefícios dados pela empresa. Assim, a administração desses benefícios pode ser feita pelo app da Caju, permitindo uma gestão prática e pessoal dos recursos dados.
Entre as categorias de benefícios dados pela Caju, estão dentro alimentação, refeição, mobilidade, cultura, saúde, educação e home office, todas reconhecidas pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) nos artigos 457 e 458, e não são vistas como parte do salário. Além disso, a Caju também tem opções como o Caju Despesas e Caju Premiações, o que aumenta as chances de uso e gerenciamento de recursos voltados ao bem-estar e reconhecimento dos colaboradores.
Avaliação do app
Até o momento, então, no Google Play o aplicativo teve 46,5 mil avaliações e mais de 1 milhão de downloads.
Confira os comentários que foram deixados:
Edit Nov/2023: um bug que obriga a dar o refresh toda vez que logo no aparelho. No mais, tudo certo. App fácil de utilizar, com visual moderno, e bom desempenho. Edit mai/2023: Não entendo o porquê de piorar as coisas. Simplesmente está pedindo que atualize minhas informações, só que esse modal não desaparece nunca. Agora não consigo nem mesmo organizar minhas caixinhas, tirando a utilidade do app.
Gilvonei Wingert – 19 de novembro de 2023
App muito bom, fácil de usar e organizado, única coisa que atrapalha é um bug que obriga eu ter de atualizar a página sempre que logo pra conseguir utilizar o app, e outra coisa é não ter a possibilidade de pagamento por aproximação, seria muito legal ter a possibilidade de poder add em alguma carteira digital ou pelo menos eu ter a opção de realizar o pagamento pelo próprio aplicativo, como já é em outros app de benefício, eu que sou novo aqui estou sentindo muita falta disso.
Davi Goivinho – 10 de janeiro de 2024
Poderia ter a opção de pix ao cadastrar o cartão em plataformas online. Algumas nos cobram taxa por efetuar o pagamento usando a opção crédito, exemplo recarga de cartão de transporte (passagem de ônibus), tenho de pagar uma taxa ao efetuar o pagamento usando a opção crédito, coisa que não aconteceria se tivesse a opção de utilizar o saldo para pagamento com pix.
Tatiana da Silva Leão – 21 de dezembro de 2023
App muito bom, interface de fácil entendimento e fácil de organizado, bom que posso pagar tanto por aproximação como por senha (livre escolha), bom que também em ônibus intermunicipal consigo fazer o pagamento com ele sem precisar fazer transferência para outro cartão, consigo fazer compara no online.
Adriana Staut – 17 de janeiro de 2024
Outros cartões de benefícios para colaboradores
O cartão Caju não é o único que segue esse modelo. Ainda mais, além dele, existem outros nomes. Veja alguns na lista abaixo:
- Flash
- Bee Benefícios
- GPA
- Swile
- DUCZ
Ainda não temos o review de todas estas opções, mas em breve, traremos para que você, como empresário, possa analisar e decidir a melhor opção para seus colaboradores.
Não perca os melhores investimentos para 2024
Está buscando as melhores oportunidades de investimento para 2024? Com o mercado em constante evolução, é então fundamental estar bem informado para fazer escolhas inteligentes e lucrativas.
No Guia do Investidor, trazemos para você uma análise criteriosa e atualizada dos investimentos mais promissores para o ano de 2024. Nosso time de especialistas analisa tendências de mercado, indicadores econômicos e potenciais de crescimento para orientar suas decisões de investimento na direção certa.
Confira algumas das principais tendências do novo ano. Se você quer estar à frente no jogo dos investimentos, confira as recomendações essenciais que preparamos para você se destacar em 2024. Compreendemos que cada investidor possui objetivos e perfis de risco distintos. Por isso, em nosso portal, oferecemos sugestões que se adaptam a diferentes necessidades, desde o investidor mais conservador até o mais audacioso! Não deixe de clicar aqui para conferir!