Cartão de Luxo

World Legend Mastercard: conheça esse cartão ultra exclusivo

Conheça o World Legend Mastercard, novo cartão premium da bandeira com acesso à Mastercard Collection e experiências exclusivas globais.

World Legend Mastercard: conheça esse cartão ultra exclusivo

A Mastercard acaba de apresentar ao mundo o seu cartão mais exclusivo até hoje: o World Legend. Sendo um nível acima do tradicional Black, o novo cartão chega com uma proposta um tanto ousada: ser o ápice da sofisticação, das experiências de luxo e da personalização para um público global de altíssima renda.

Mas o que diferencia esse lançamento? E além disso, o que está por trás dessa nova estratégia da Mastercard? Vem com a gente entender tudo sobre o World Legend e a plataforma de benefícios que o acompanha, a The Mastercard Collection.

World Legend Mastercard
Imagem: Mastercard/Reprodução

O que é o cartão World Legend Mastercard?

O World Legend Mastercard é um novo lançamento da bandeira Mastercard. Ele foi desenhado para atender o público Ultra High Net Worth (UHNW) — pessoas com patrimônio elevado e estilo de vida global, e representa o mais alto nível de exclusividade no portfólio da empresa.

Com estreia prevista nos Estados Unidos no 3º trimestre de 2025, o cartão deve chegar a outros mercados depois, embora a Mastercard ainda não tenha confirmado uma data de lançamento para o Brasil.

Patamar além do Black

Até então, o Mastercard Black era o símbolo máximo de status entre os cartões da bandeira. Com o World Legend, a Mastercard sobe um degrau importante, equiparando-se ao Visa Infinite Privilege, um produto semelhante voltado para o mesmo nicho de clientes de altíssimo poder aquisitivo.

Assim, a ideia é oferecer mais benefícios e mudar a lógica do que é valioso para esse público: menos acúmulo de pontos e mais vivência de momentos inesquecíveis. Vamos entender melhor o por que.

The Mastercard Collection: a nova plataforma de experiências

Imagem: Mastercard/Reprodução

O World Legend não chega sozinho. Ele faz parte da nova plataforma global da empresa, chamada The Mastercard Collection. E essa plataforma é um verdadeiro divisor de águas, pois tem o objetivo de ser uma curadoria de experiências globais, focada nos pilares:

Gastronomia

  • Reservas prioritárias em restaurantes renomados
  • Menus exclusivos criados por chefs premiados
  • Experiências culinárias personalizadas em diversas partes do mundo

Entretenimento

  • Acesso antecipado a ingressos de shows e eventos esportivos
  • Assentos privilegiados e experiências VIP com parceiros como a Live Nation
  • Eventos exclusivos para clientes Mastercard em locais icônicos

Viagens

  • Acesso a mais de 1.350 salas VIP em aeroportos internacionais
  • 190 fast tracks para segurança acelerada
  • Futuras áreas gastronômicas exclusivas em aeroportos, com culinária local e ambiente premium

Essa plataforma estará disponível não só para o World Legend, mas também para os cartões World e World Elite, com níveis de acesso distintos.

O que é novo e o que já existia?

Os cartões World e World Elite Mastercard já existiam no portfólio da Mastercard. Eles são cartões premium oferecidos por bancos e fintechs ao redor do mundo (inclusive no Brasil). Já o World Legend Mastercard é o grande lançamento, uma nova categoria ultra-exclusiva, criada em 2025.

A The Mastercard Collection é uma plataforma nova, lançada junto com o World Legend, mas também acessível aos portadores dos cartões World e World Elite, com benefícios em níveis diferentes, claro.

Veja abaixo a diferença dos 3 cartões:

CategoriaJá existia?Público-alvoBenefícios na Mastercard CollectionStatus
WorldSimAlta rendaAcesso básico/moderadoPremium
World EliteSimAlta renda com perfil globalAcesso premium completo (exceto exclusivos do Legend)Super premium
World LegendNãoUltra High Net Worth (UHNW)Acesso total + benefícios exclusivosTopo do topo (luxo extremo)

O World e o World Elite já são oferecidos no Brasil por bancos. O World Legend ainda não é oferecido no Brasil e deve seguir o modelo de outros cartões ultra premium, como:

  • Visa Infinite Privilege
  • American Express Centurion (Black)

Ou seja, não há solicitação aberta — o acesso é por convite, com critérios internos como renda ultra alta, histórico bancário, investimentos e consumo internacional elevado.

Por que a Mastercard apostou no World Legend?

World Legend Mastercard
Imagem: Mastercard/Reprodução

O lançamento do World Legend Mastercard representa uma mudança de rota estratégica, baseada em dados de comportamento e em uma nova lógica de valor percebido pelos consumidores de alta renda.

Pesquisas internas da Mastercard indicam três pontos-chave que nortearam essa decisão:

  • 75% dos consumidores afluentes afirmam que vivenciar experiências significativas, como viagens, gastronomia e momentos culturais, é mais importante do que adquirir bens materiais.
  • Os 30% mais ricos da base de clientes Mastercard têm um comportamento de consumo diferenciado: gastam mais que o dobro da média dos demais usuários, o que os torna um público altamente estratégico para os emissores.
  • Há uma tendência crescente entre consumidores premium, com foco nos mais jovens e conectados globalmente, de buscar conexão emocional, exclusividade e autenticidade nas marcas com as quais se relacionam.

Assim, a Mastercard reposiciona sua atuação no segmento de alta renda, deixando de focar apenas em recompensas tradicionais como milhas ou cashback e passando a enfatizar experiências personalizadas e momentos de alto impacto emocional.

Esse reposicionamento também reforça uma tendência já observada em outras bandeiras e instituições financeiras: a migração do conceito de “luxo” como posse para “luxo” como experiência. Então, a Mastercard busca se manter competitiva nesse cenário.

Resumo do World Legend Mastercard

CaracterísticaDescrição
SegmentoUltra High Net Worth (UHNW)
Lançamento inicialEUA, 3º trimestre de 2025
Plataforma associadaThe Mastercard Collection
Acesso exclusivoExperiências personalizadas, eventos sob medida, reservas VIP
Benefícios em aeroportos1.350 salas VIP, 190 fast tracks e novos espaços gastronômicos (em breve)
Foco da propostaEstilo de vida, cultura, arte, gastronomia e conexões memoráveis

Quando o World Legend chega ao Brasil?

Por enquanto, a Mastercard confirmou que o lançamento inicial será nos Estados Unidos, com expansão global em fases. A empresa também declarou que o mercado brasileiro terá novidades em breve, mas não confirmou se o World Legend estará entre elas.

Dado o crescimento expressivo do segmento premium no Brasil, não seria surpresa se o cartão chegasse por aqui ainda em 2026. E, claro, com uma base de clientes altamente qualificada e conectada, o país é um terreno fértil para esse tipo de produto.

Como fazer parte da Mastercard Collection

Para começar a aproveitar os benefícios da Mastercard Collection, é necessário ter um cartão elegível, como o World, World Elite ou, futuramente, o World Legend e se cadastrar gratuitamente na plataforma.

O acesso é feito pelo site Priceless.com, o portal oficial de experiências da Mastercard. Basta clicar em “Inscreva-se” no canto superior direito da página, informar os dados solicitados e validar seu cartão.

Após o cadastro, o cliente pode navegar pelas categorias de experiências disponíveis: como gastronomia, entretenimento e viagens e realizar reservas diretamente pelo site, de forma simples e rápida.

Anna Oliveira
Anna Oliveira

Formada em Letras pela UFPR, é redatora e professora de português.

Formada em Letras pela UFPR, é redatora e professora de português.